Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
TRÂNSITO
Quarta - 04 de Abril de 2018 às 15:40
Por: Redação TA c/ Secom-CBA

    Imprimir


O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro e o Secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo lançaram oficialmente na tarde desta terça-feira (4), em comemoração ao aniversário de 299 anos da capital, o “Fiscalizap”. Trata-se de uma ferramenta em que os munícipes poderão interagir diretamente com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), através do Whatsapp.

Com o Fiscalizap a população poderá participar ajudando a Semob a fiscalizar situações que afetem o trânsito. O denunciante poderá ligar ou enviar mensagens que serão prontamente atendidas pelo Centro de Controle de Mobilidade Urbana (CCMOB) da Secretaria. O diretor de Trânsito, Michel Diniz explicou que o principal objetivo da nova ferramenta é envolver a sociedade na fiscalização do trânsito. “O Fiscalizap trará agilidade nas soluções das interrupções das vias e do passeio público, por exemplo. A população sentia falta dessa interação com a Semob e essa ferramenta veio para suprir essa necessidade. Todo cidadão com acesso ao whatsapp, poderá utilizar esse canal para ajudar a melhor o trânsito em Cuiabá”, sintetiza o diretor lembrando que as maiores reclamações são de veículos estacionados irregularmente, veículos pesados trafegando em local e horários não permitidos e sinalização viária pendente. "O Fiscalizap veio para somar, para que as denúncias cheguem e já sejam atendidas”, completou Diniz.

Durante o evento de lançamento, o secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, disse que ferramentas como essa são importantes meios de ajuda na prestação de serviço e ressaltou que o Fiscalizap não será usado como forma aplicar multas. “O Fiscalizap é uma ferramenta para interação, em nenhum momento visamos qualquer outro objetivo que não esse. Por meio do número que as pessoas poderão ligar ou enviar mensagem, nós vamos averiguar se a situação é regular ou irregular. Ele não vai ser um instrumento de multa, pelo contrário, vai servir para ajudar e esse é o intuito”, assegura o secretário.

Como vai funcionar

Assim que os agentes na CCMOB receberem a denúncia enviada pelo Fiscalizap, irão identificar o condutor proprietário que estiver cometendo a irregularidade por meio da foto da placa do carro. A Semob possui um banco de dados onde é possível identificar o motorista e ou o proprietário. Os agentes vão então fazer o contato com o proprietário que consta no cadastro. Caso essa ligação não tenha êxito na retirada do veículo, um Agente de Trânsito irá até o local para fazer a fiscalização in loco. A não retirada do veículo de imediato poderá implicar em medidas administrativas e, até mesmo, a sua remoção.

De acordo com o prefeito Emanuel Pinheiro, em dez anos a quantidade de veículos na capital dobrou e a malha viária não seguiu esse aumento, fazendo com que os gestores busquem alternativas para que possam organizar o trânsito. O Fiscalizap foi criado para que a população ajude na organização do tráfego na cidade. “Essa é uma ação em comemoração ao aniversário da nossa Cuiabá, uma ação pedagógica, participativa, educativa e integrativa. Essa é a proposta do nosso governo, a integração do poder público e sociedade. Estamos avançando nessa parceria para que possamos construir um trânsito mais humanizado, onde as leis sejam respeitadas e que a sociedade colabore e ajude os agentes para a condição de um trânsito melhor”, finalizou Emanuel Pinheiro.

Estiveram presente ao lançamento a secretária adjunta de Mobilidade Urbana, Luciana Zamproni, o secretário de Governo, Carlos Roberto da Costa, o secretário de Planejamento, Zito Adrien, o secretário de Ordem Pública, Leovaldo Emanoel Sales da Silva, o vereador Paulo Araújo, o presidente do Sindicato dos Agentes de Trânsito, João Batista e agentes de trânsito da Semob.

Para utilizar o aplicativo via Whatsapp basta adicionar o número (65) 99235-6950 aos contatos. Os atendimentos são realizados das 06:00 às 00:00 horas.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/34746/visualizar/