Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Quinta - 05 de Abril de 2018 às 13:43
Por: Redação TA c/ Secom-CBA

    Imprimir


A Secretaria Municipal de Saúde tem realizado uma série de medidas com o objetivo de diminuir o tempo de espera das pessoas que aguardam na fila da Central de Regulação por consultas, exames e procedimentos médicos. Só neste ano, aproximadamente 1000 pessoas foram beneficiadas com o Mutirão de Exames e Consultas Especializadas, realizado no Centro de Especialidades Médicas (CEM) e no Hospital Municipal São Benedito e que atendeu pacientes que esperavam consultas nas especialidades cardiologia, oftalmologia, urologia, e exames de tomografia, ultrassonografia, densitometria óssea, raios-X e mamografia.

Para que este mutirão acontecesse, a Central de Regulação montou uma força tarefa com sua equipe para entrar em contato com as pessoas que estavam na fila para marcar o atendimento durante o mutirão, mas não teve êxito em cerca de 50% dos contatos, pois os telefones informados nos cadastros não estavam mais disponíveis. “Deixamos de beneficiar cerca de 500 pessoas neste mutirão pelo simples fato de não termos conseguido entrar em contato com elas”, explicou Lileine Lúcia da Silva, coordenadora da Central de Regulação.

Para que esta situação seja solucionada, a Prefeitura Municipal de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde vai realizar nos meses de abril e maio o primeiro mutirão de atualização cadastral do município. “Este mutirão irá atualizar os dados dos pacientes no sistema de Regulação. O intuito é amenizar nossos problemas quanto à comunicação com nossos pacientes e consequentemente conseguir reduzir as faltas nos agendamentos”, explica Lileine.

A coordenadora revela que cada regional vai abrir 03 unidades básicas de saúde no fim de semana especificado e os servidores estarão disponíveis das 08:00 às 17:00 para atualizar os cadastros dos pacientes SUS. “Em parceria com a Atenção Básica estaremos todos os sábados, do dia 07/04 até 12/05 em regionais diferentes para realizarmos a atualização”, comenta.

Neste sábado (07) , a Regional Oeste será a primeira a receber a equipes de Regulação, que estarão no Centro de Saúde Quilombo, Centro de Saúde Cidade Alta e PSF Santa Isabel I e II, entre 8h e 17h. Para realizar a atualização cadastral, os pacientes deverão estar munidos de documento pessoal com foto, cartão SUS e comprovante de residência. A coordenadora da Central de Regulação destaca a importância dos usuários do sistema em realizar a atualização. “O paciente que não atualizar seu cadastro ficará fora dos próximos mutirões de Consultas, Exames e Cirurgias que serão realizados nos próximos meses pela Secretaria Municipal de Saúde”, conclui.

Os próximos cadastramentos serão: na Regional Norte dia 14, na Regional Sul dia 28, na Regional Leste dia 05 de maio e na Zona Rural dia 12 de maio.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/34769/visualizar/