Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Sábado - 14 de Abril de 2018 às 08:30
Por: Redação TA c/ Secom-VG

    Imprimir


A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) ‘Faustino Antônio da Silva’, recebeu o projeto piloto social da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Várzea Grande – “NFC - Na Fita Certa”, nesta sexta-feira (13). Inicialmente 23 adolescentes da unidade escolar serão contemplados pelo projeto de futebol. O projeto tem a finalidade de promover intervenções educativas necessárias, para que se tornem adolescentes e protagonistas de uma história vitoriosa, pautada na educação, no trabalho e na dignidade da pessoa humana.

A idealizadora do projeto, delegada de Polícia Civil do Estado de Mato Grosso, Elaine Fernandes da Silva, disse que o projeto será dirigido aos adolescentes, despertando o desenvolvimento de valores e atitudes positivas, por meio da disciplina, formação desportiva, desenvolvimento do gosto pelas práticas artísticas, leitura qualitativa, música, estudo e trabalho em sua concepção ampla, fazendo com que os adolescentes se sintam protagonistas de sua própria história, compreendendo que a melhor escolha para um futuro promissor se dá pela educação.

“A implantação do Projeto na escola visa à intervenção educativa que possa direcionar o potencial dos adolescentes na prática do bem. ‘Na Fita Certa’ pretende por meio de atividades educativo-profissionalizantes, do esporte e das artes marciais, desenvolver nesses adolescentes a disciplina, valores e atitudes que ajudem a trilhar o caminho do bem. As atividades também serão estendidas as famílias com oficinas de curso profissionalizantes, além de palestras educativas. A família é o bem mais precioso. Valorize, ame, cuide e acima de tudo preserve. Pois, ali está seu porto seguro. Estes adolescentes se transformarão em verdadeiros empreendedores do bem e compreenderão que o respeito ao próximo é fundamental e essencial. Os adolescentes se tornarão jogadores profissionais, lutadores de boxe, muaythai, bem como, cidadãos equilibrados e disciplinados”, explica a idealizadora do projeto, delegada Elaine Fernandes.

O Secretário Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Silvio Fidelis, ressalta o legado que um projeto como esse pode deixar para a cidade. “Vale destacar que o projeto, além das benfeitorias sociais que irá trazer para os adolescentes do nosso município, também promoverá a profissionalização das famílias dos contemplados. Esse legado ficará para a cidade e ajudará o aluno no melhor desempenho da aprendizagem.”

O secretário frisou ainda que o objetivo do projeto é ensinar a arte do futebol, dar oportunidade aos jovens de se socializarem através da prática do esporte, onde estarão fazendo uma descoberta do corpo em movimento, descobrindo o prazer do jogo e das brincadeiras, conhecendo direitos e deveres, onde terão a chance de sair das ruas e serem educados pelo esporte. “E mesmo que um dia não cheguem a ser profissionais de futebol, serão sabedores de seu papel na sociedade na construção de uma sociedade mais igualitária e justa”.

A diretora da unidade escolar, Andreia Cristina Ferraz de Souza falou que o projeto será mais uma opção de lazer aos jovens carentes contribuindo, por meio do esporte para a educação e para a integração social, formando cidadãos detentores de princípios e valores capazes de servir como referencial em meio à sociedade, tendo em vista que eles têm atividades, e se sentem úteis.

O projeto é composto de uma escola de futebol, escola para o aprendizado de capoeira e artes marciais, oficinas de cursos profissionalizantes para pais e adolescentes, para a realização de palestras educativas, além da realização de aulas de música, teatro, pintura, dança, entre outras. O projeto também irá instalar uma micro fábrica destinada a confecção de produtos fitness como shorts, camisetas, bonés e luvas, que levarão a marca NFC, cujas peças serão revertidas para o uso dos alunos do projeto.

Participaram da solenidade de lançamento do projeto a delegada regional de Várzea Grande, Daniela Silveira Maidel, comandante do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental, tenente coronel PM, Rodrigo Eduardo Costa, representantes da Guarda Municipal, policiais civis e militares ambientais, pais, educadores e população em geral. O evento contou com apresentações culturais dos alunos da Escola em Tempo Ampliado (ETA), da oficina de dança e da Banda Municipal.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/34926/visualizar/