Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Segunda - 15 de Fevereiro de 2016 às 14:22
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


 O governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema/MT) estabelece parceria com o município de Várzea Grande na capacitação dos catadores de materiais recicláveis. A ação será desenvolvida via ‘Mutirão Social’ no Aterro Sanitário da cidade e ofertará também serviços de saúde, assistência social e educação. O curso de capacitação, elaborado nos moldes do projeto do governo federal ‘Pró-Catador’ irá nessa primeira fase qualificar 30 catadores varzeagrandense.

O mutirão que será realizado no dia 18, a partir das 8h30, no Aterro Sanitário, beneficiará cerca de 120 catadores com serviços de aferição de pressão, teste de glicemia, vacinação, emissão de documentos civis como carteira de identidade, Número de Identificação Social (NIS) e matrícula para àqueles que quiserem dar continuidade aos estudos na educação de jovens e adultos.

Como explica a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande, Helen Farias Ferreira, a ação inédita vai envolver catadores das cinco associações formalizadas no Município e ainda àqueles que estiverem trabalhando por conta própria. “É um mutirão realizado em parceria. É uma ação de governo, envolvendo secretarias de Estado e do Município em prol de melhores condições de vida para os catadores. Estamos dando início a um projeto maior que é o de profissionalizar essa categoria, preparando-os para serem profissionais na gestão de resíduos sólidos”.

Além das ações voltadas à saúde e ao bem estar dos catadores, durante o mutirão os interessados poderão fazer sua inscrição para o curso de capacitação que será ofertado no início de março.

O Município foi escolhido para ser o primeiro do Estado a receber o projeto de capacitação elaborado pelo Estado e que tem como objetivo integrar, articular e fomentar ações de organização produtiva dos catadores de materiais recicláveis.

O curso será realizado nos dias 4 e 5 de março, na sede da secretaria municipal de Meio Ambiente, na Avenida Castelo Branco, e está dividido em quatro tópicos: Educação Ambiental, Associativismo e Cooperativismo, Economia Solidária e Gestão Financeira.

A gerente da capacitação e técnica da Sema/MT, Terezinha Rodrigues, explica que o curso é voltado para a prática do que os catadores vivenciam. “Eles serão agentes de gestão de resíduos sólidos com educação ambiental e multiplicadores de informação”.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/3500/visualizar/