Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍCIA
Terça - 24 de Abril de 2018 às 13:52
Por: Redação TA c/ Sesp-MT

    Imprimir


Lenine Martins / Sesp-MT

A segunda fase integrada da Operação Panóptico resultou, até o momento, na prisão de duas pessoas em flagrante e uma que estava com mandado de prisão em aberto, em Cuiabá. Realizada na manhã desta terça-feira (24.04), a ação cumpriu 13 mandados de busca e apreensão, em continuidade ao trabalho de repressão a facções criminosas. Participam a Polícia Judiciária Civil (PJC-MT), Polícia Militar (PM-MT) e Polícia Federal (PF), sob a coordenação da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT).

Caio Afonso Aparecido da Silva Soares, de 22 anos, foi preso por associação criminosa, e o aparelho celular foi apreendido contendo imagens e grupos do Comando Vermelho. Marcos da Silva Marques, de 37 anos, também foi preso em flagrante com uso de documento falso, e também tinha mandado de prisão em aberto por roubo. Uma mulher, M.E.P.S., de 26 anos, que tinha mandado em aberto, também foi presa.

As ordens foram expedidas pela 7ª Vara do Crime Organizado, em atendimento ao pedido da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) para buscas e apreensões de materiais probatórios. O objetivo é fortalecer investigações desenvolvidas na unidade, referentes a atuação de integrantes de organização criminosa, liderados por faccionados recolhidos em unidades prisionais de Mato Grosso. “A operação é fundamental para a coleta de dados, que serão tratados durante a investigação e que resultarão em desdobramentos importantes para o combate a estas facções”, explicou o delegado titular da GCCO, Diogo Santana.

As ordens judiciais foram cumpridas em endereços residenciais nos bairros CPA (setores I, II, III e IV), Jardim Umuarama, Jardim Brasil, Altos da Serra, Jardim Florianópolis e Jardim Milênio, todos localizados em Cuiabá. Segundo o secretário de Estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia, a integração entre as instituições visa fortalecer o sistema de segurança pública. “Nós não nos intimidamos e prova disso é que estamos incomodando estas pessoas que integram facções criminosas e tirando-as da zona de conforto. Isso é resultado do alinhamento das nossas ações, representadas por todas as forças de segurança, junto às ações do sistema prisional”.

Parceria com Polícia Federal

A parceria com a PF está sendo ampliada, com foco no combate às facções criminosas. A partir da operação desta terça-feira, uma equipe de policiais federais atuou diretamente tanto no cumprimento dos mandados quanto no tratamento dos dados, em parceria com policiais civis e com apoio da PM. O delegado-regional de Combate ao Crime Organizado da PF, Ricardo Ruiz, frisou que esta atuação conjunta já existe em alguns estados, como Minas Gerais, Rio de Janeiro e Ceará. “Fornecemos aparato humano e tecnológico, com vistas a fortalecer o combate a este tipo de crime e tratar estas informações de modo a identificar, inclusive, possíveis ligações de facções locais com outros grupos de âmbito nacional”.

O secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Fausto de Freitas, afirmou que este ano o órgão já iniciou o processo de compra de scanner corporal, mas que medidas já estão sendo tomadas para evitar a entrada de equipamentos. “Intensificamos as revistas em todos os raios da Penitenciária Central do Estado (PCE), que é a maior de Mato Grosso. Além de coibir o uso de aparelho celular, o material apreendido pode auxiliar na questão probatória e contribuir com as investigações”.

Os dados coletados nesta operação vão contribuir para o combate a facções criminosas que atuam dentro e fora dos presídios na prática de diversos crimes, como tráfico de drogas, atentados a membros e órgãos públicos, crimes patrimoniais (roubos e furtos a residências, comércios e veículos), homicídios, explosão de caixas eletrônicos e outros. Paralelamente, o policiamento ostensivo continua, como ressaltou o comandante-geral da PM-MT, coronel Marcos Vieira da Cunha. “Estamos nas ruas cotidianamente, atuando em todas as frentes, de forma integrada com as outras forças de segurança, no sentido de garantir a tranquilidade à população”.

Balanço das operações

Desde março deste ano, as forças de segurança realizaram 77 prisões de pessoas ligadas a facções criminosas em Mato Grosso, 56 pela PJC e 21 pela PM. Só na operação 10º Mandamento foram 37 presos pela Polícia Judiciária Civil. Além de Cuiabá e Várzea Grande, as operações resultaram em prisões nas cidades de Barra do Garças, Rondonópolis, Chapada dos Guimarães, além de uma mulher que foi presa no estado do Pará, suspeita de alugar uma casa para abrigar os responsáveis por cavar um túnel de acesso à PCE.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/35067/visualizar/