Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Terça - 24 de Abril de 2018 às 15:11
Por: Redação TA c/ Secom-VG

    Imprimir


A prefeita Lucimar Sacre de Campos em parceria com o governo do estado de Mato Grosso realizou mais um grande evento para a população várzea-grandense, na segunda-feira, (23), a cerimônia de entrega das primeiras escrituras definitivas dos imóveis das Cohabs Dom Bosco e Dom Orlando Chaves, localizadas na região do Grande Cristo Rei.

O evento contou com a presença do Governador Pedro Taques, autoridades estaduais e municipais e lideranças comunitárias e, na oportunidade foram entregues 168 escrituras sendo 91 para moradores da Cohab Dom Orlando Chaves e 77 para famílias da Cohab Dom Bosco.

A prefeita Lucimar Campos disse que administração empreende ações para documentar o maior número possível de imóveis e corrigir uma desigualdade social imobiliária histórica na cidade. Desta maneira garante mais dignidade às famílias, que poderão acessar linhas de financiamento para reforma e/ou ampliação da residência. Com a parceria firmada entre a Prefeitura e o Governo do Estado, os moradores terão acesso à documentação e poderão ainda contar com o auxílio do governo para realizar reformas e ampliações nas residências, por meio de linhas de créditos da Agência de Desenvolvimento do Estado (Desenvolve MT).

“Muitas pessoas ainda buscam informações, meio desacreditadas da iniciativa. Isso porque tem a posse, mas convivem com a insegurança há mais de 20 anos, por não terem o documento definitivo. Já iniciamos a entrega de títulos definitivosna cidade, e a notícia positiva se espalha, e assim a demanda foi crescendo, e um grande número de mutuários começou a procurara a secretaria de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo. É isso que queremos, fomos o primeiro município aderir ao Programa do Governo e agora não vamos parar até que os 7 mil títulos desses conjuntos habitacionais sejam entregas a seus verdadeiros proprietários. Temos uma grande ação no município na regularização fundiária.Esta das Cohabs com a parceria do Governo é um dos programas, mas também estamos em outras frentes da titulação na zona rural e demais bairros da nossa cidade” pontuou.

Para o Governador Pedro Taques a ação vem se efetivando e se concretizando em Várzea Grande, porque a prefeita Lucimar Sacre de Campos priorizou a ação e tem vontade política para resolver os problemas eminentes da população, e este da regularização fundiária é um deles, que leva cidadania e dignidade. “O Governo do Estado têm inúmeras parcerias com Várzea Grande e todas elas estão sendo executadas de forma célere dada a importância de cada projeto. Posso citar as obras de infraestrutura que avançam e estão em plena execução, fora esta grande ação que faz a diferença na vida das pessoas. A cada pessoa que hoje recebe seu título em Várzea Grande agradeço o empenho e determinação da prefeita, que não tem medido esforços para que este dia chegasse para mais duas comunidades. A felicidade dessas pessoas e perceptível e isso me enche de orgulho e satisfação.É um ato de Governo que ficará marcado nas vidas dessas pessoas”, disse o governador Pedro Taques. No ato o governador anunciou a implantação de um Ganha Tempo no Grande Cristo Rei e ainda a ordem de serviço para construçãode mais uma ponte sob o rio Cuiabá, que vai ligar , o Parque Atalaia, em Cuiabá, ao Parque do Lago e Região do Carrapicho, em Várzea Grande, integrando os dois municípios em importantes vias de acesso melhorando a mobilidade urbana.

A Agência de Fomento Desenvolve MT, assumiu em 2014 os contratos da antiga Companhia de Habitação do Estado (Cohab), sendo responsável pela entrega dos títulos de quitação e assim, providenciar a regularização do imóvel e a situação imobiliária dos mutuários em parceria com os municípios. Essa oportunidade bateu à porta de cerca de 168 moradores dessas Cohabs, disse o secretário interino Municipal de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo, José Roberto Amaral, explicando que essa é a primeira etapa da entrega.

“As famílias que recebem o titulo hoje, são as que já conseguiram fazer a juntada da documentação necessária o que possibilitou a regularização. Mas a Secretaria está aberta recebendo os mutuários na recepção dos documentos, fora que equipes técnicas estão visitando as comunidades, dando instruções, para facilitar ainda mais, e dar celeridade a etapa burocrática. Estamos intensificando as ações nas Cohabs contempladas com o Programa como a de Nossa Senhora da Guia, Cristo Rei Cristo Rei, Cohab Jayme Campos, Cohab Primavera, Cohab Asa Bela, Cohab Cabo Michel , Cohab 7 de Maio , Cohab 24 de Dezembro, Tarumã I e Residencial Alberto Canellas .Todos estes conjuntos habitacionais vão ser regularizados e fornecido aos moradores o título definitivo”.

Para o morador Eulálio Guerra, da Cohab Orlando Chaves há 27 anos, juntamente com sua esposa já tinham tentado tirar o título outras vezes, mas não tinham resposta definitiva, com isso ficava muito caro para regularizar fora um monte de exigências que o procedimento confere, mas sempre esperando uma oportunidade. Contou o que o documento significou para a família: “Estabilidade de ter certeza de que a nossa casa é uma residência própria e nossa definitiva. Um sonho, sonhado e por fim realizado. A família inteira agradeceu a prefeita Lucimar”.

A viúva e dona de casa Leonina Arruda também esperava há 27 anos pelo título. Ela mora há mais de duas décadas na casa com filhas e filhos, após a longa espera agora está realizada com o documento em mãos. “A gente esperava há muito tempo, e isso é para o nosso benefício, não esperava que chegaria assim depressa. Ficamos sabendo da ação da prefeitura e fomos logo providenciando tudo, para ter o título. Minha mãe é a pessoa que mais rezou para que este dia chegasse. A gente só tem que agradecer e usufruir com orgulho da nossa propriedade!”, comemorou.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/35070/visualizar/