Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Quarta - 25 de Abril de 2018 às 14:01
Por: Redação TA c/ Secom-VG

    Imprimir


Divulgação

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer está promovendo processo seletivo simplificado – modalidade contagem de pontos com a finalidade de realizar a seleção de Assistente de Alfabetização, para atuar no Programa Mais Alfabetização da rede municipal de ensino de Várzea Grande.

De acordo com o Edital de 20 de abril, publicado em Diário Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso , o processo seletivo destina-se ao preenchimento de vagas abertas e cadastro reserva de Assistente de Alfabetização, para serem alocados nas unidades escolares urbana e do campo, para atuar junto ao Programa Mais Alfabetização, que tem por finalidade fortalecer e apoiar as escolas no processo de alfabetização dos estudantes de todas as turmas do 1º e 2º anos do ensino fundamental (crianças de 6 a 7 anos).

As inscrições poderão ser feitas diretamente nas unidades escolares no dia 25 de abril sem cobrança de taxa. Os candidatos deverão ser maiores de 18 anos, estarem quites com a Justiça eleitoral, em dia com as obrigações militares (sexo masculino) e apresentar a documentação exigida no Edital.

Os candidatos deverão ter Pedagogia ou outra licenciatura, estar cursando Pedagogia ou outra licenciatura, ou ter nível médio, com habilitação em magistério. Além da capacidade de comunicação, diálogo e sensibilidade na realização de atividades com criança, o candidato deverá ter também disponibilidade de horário para participar de reuniões de formação.

A seleção dos candidatos será por processo seletivo simplificado por contagem de pontos, realizada pela Secretaria Municipal de Educação, por meio da Comissão Organizadora, composta por profissionais da Secretaria e da Comissão de Análise de Currículos, composta por profissionais das unidades escolares.

O resultado final do processo seletivo será divulgado na Secretaria de Educação e nas unidades escolares no dia 30 de abril, tendo também sua publicação no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios de Mato Grosso. Os candidatos aptos serão convocados conforme ordem de classificação.

Os candidatos classificados assinarão o Termo de Compromisso de Voluntariado para prestação das atividades de Assistente de Alfabetização, pelo prazo máximo de 06 meses letivos, período que poderá ser alterado de acordo com normas e diretrizes estabelecidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação/MEC – Ministério da Educação( FNDE).

O trabalho do Assistente de Alfabetização é considerado de natureza voluntária (na forma da Lei nº 9.608/1998), sendo que os selecionados receberão uma bolsa mensal para ressarcimento de despesas pessoais (Alimentação e Transporte) por turma/mês, conforme estabelece a Resolução nº 7 de 22 de março de 2018.

Dependendo do total de turmas por turno que o Assistente de Alfabetização conseguir atender, sua remuneração poderá chegar a R$ 600,00 mensais.

Segundo o secretário Silvio Fidelis, o trabalho do Assistente de Alfabetização vem para somar os esforços no processo de alfabetização dos alunos da rede pública municipal. “O Assistente de Alfabetização da turma deverá participar de formação/capacitação que acorrerá no decorrer do Programa, bem como apoiar o professor alfabetizador regente da turma no processo de alfabetização de leitura, escrita e matemática dos alunos matriculados nos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental” pontuou.

O secretário destacou ainda que o município de Várzea Grande avança no processo de aprendizagem, promovendo várias ações com foco no melhoramento do ensino no município como a implantação da Escola em Tempo Ampliado, uma iniciativa própria da gestão e também participando ativamente dos programas em parceria com o Governo do Estado, Ministério da Educação – MEC e do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação – FNDE, como o Programa Mais Alfabetização, Projeto Muxirum de Alfabetização, o Mais Educação e o Programa Escola Conectada.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/35092/visualizar/