Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Quarta - 25 de Abril de 2018 às 16:47
Por: Redação TA c/ Secom-CBA

    Imprimir


Arquivo

Seguindo a premissa de humanização dos serviços em saúde, instituída pelo Prefeito Emanuel Pinheiro, no próximo sábado (28) a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará mais uma edição do Mutirão de Atualização Cadastral em Cuiabá. A ação que conta com o apoio da Atenção Básica, acontecerá na regional Norte, na Clínica de Saúde da Família do bairro CPA II, nas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) II e III do bairro Jardim Vitória e no Centro de Saúde no CPA IV, das 8h às 17h.

O objetivo é o recadastramento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), da Capital buscando ofertar transparência e celeridade aos procedimentos e ainda, melhorar a comunicação com o usuário de forma a contemplá-los nas próximas ações que a Secretaria irá realizar, diminuindo o número de pacientes que esperam por atendimentos na fila da Central de Regulação.

Outra meta que será alcançada segundo a coordenadora da Central de Regulação, Lileine Silva, é apurar o real quantitativo da fila e combater o índice de absenteísmo (pacientes que não comparecem aos procedimentos marcados), que chega a 62%. “Parte dessas pessoas já tiveram a solicitação autorizada e marcada, mas não compareceram. Como a Central possuía imensa dificuldade de contato, o número de absenteísmo foi ficando cada vez maior. Diante disso, nossa primeira medida emergencial, de reestruturação da Central, é liquidar as filas de espera e dar resolutividade para os casos de saúde paralisados e os mutirões de recadastramento será nossa principal ferramenta para isso", explicou Lileine ressaltando que 50% dos telefones informados pelos pacientes nos cadastros não estavam mais disponíveis.

Ao todo, a Central já realizou dois mutirões de recadastramento este mês de abril, sendo um no dia 07, na regional Oeste e outro na regional Sul no dia 24. Em ambos, os números atingiram pouco mais de 1000 recadastramentos. O identificador é considerado baixo pela equipe, por esta razão o coordenador da regional Norte Gilson Guimarães reforça a convocação, para que a população busque os pontos específicos e atualize seus dados.

“A população deve procurar os postos de recadastramento e fazer a atualização de seus cadastros. É simples, rápido e fundamental para que a Central de Regulação conheça a real demanda existente e prepare ações que darão celeridade na fila atual. Esse é o caminho para que a população receba o serviço em saúde o mais rápido possível”, frisou o coordenador da regional Norte.

De acordo com a SMS, a regional Leste será contemplada com o Mutirão de Recadastramento no dia 05 de maio. Os pacientes que não atualizar seus dados ficarão fora dos próximos mutirões de Consultas, Exames e Cirurgias que serão realizados nos próximos meses pela Secretaria Municipal de Saúde a exemplo da 1º edição, realizada dia 03 março, no Centro de Especialidades Médicas (CEM). A edição atendeu 1000 pessoas com exames e consultas especializadas.

Serviço

O que: Mutirão de atualização de cadastro de usuários do SUS regional Norte

Quando: Sábado, 28 de abril

Onde: Clínica de Saúde da Família do bairro CPA II, Programa de Saúde da Família (PSF) II e III no bairro Jardim Vitória e Centro de Saúde no CPA IV

Horário: 8h às 17h





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/35103/visualizar/