Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SISTEMA PRISIONAL
Quinta - 26 de Abril de 2018 às 14:53
Por: Redação TA c/ Sejudh-MT

    Imprimir


Sejudh/MT

A Penitenciária Central do Estado (PCE) está recebendo reformas estruturais para melhorar as acomodações dos custodiados e o trabalho das equipes que atuam na unidade. A proposta é uma gestão de qualidade e eficiente, com destaque para ações disciplinares que garantam a ordem no local e que possam ampliar as atividades laborais aos reeducandos.

Várias áreas da penitenciária, a maior do estado em número de custodiados e em espaço, estão ganhando reforços nas estruturas como troca de sanitários, troca e reforma das grades das celas de todos os raios. A estrutura da carceragem também está ganhando limpeza e pintura. A unidade terá mais uma sala de aula, destinada ao raio 5, que terá capacidade para atender 60 reeducandos em dois períodos de estudo.

Uma das áreas reformadas e em uso por reeducandos é a sala que abriga o projeto Liberdade de Direito e de Fato, que oferta curso superior de Administração Pública a distância pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O projeto que está proporcionando ensino superior a um grupo de 15 reeducandos é pioneiro no país, pois é o único existente nesses moldes dentro de uma instituição penal e nasceu graças à mobilização de servidores da penitenciária. A iniciativa foi aprovada pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos com apoio de diversos parceiros, como o Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Fundação Nova Chance, OAB-MT e Associação dos Servidores da PCE.

O diretor da penitenciária, Revetrio Francisco da Costa, destaca que a turma de ensino superior será um exemplo e estímulo para outros reeducandos da unidade. “Todos podem progredir e ter um futuro melhor. Para estimular essa mudança, que começa pela educação e o trabalho, estamos ampliando as salas de aula para atender mais custodiados que desejam estudar”, explicou.

A enfermaria da penitenciária também está sendo reformada. O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Fausto Freitas, destaca que a unidade vem recebendo uma série de mudanças que visam ao aperfeiçoamento das normas de segurança e, consequentemente, um melhor ambiente de trabalho para os servidores.

Operações de revista

Os trabalhos de revistas na unidade ganharam reforço e em 34 dias foram apreendidos 429 aparelhos de celulares e 215 chips de celulares. Nesse período, 12 pessoas foram detidas tentando entrar com drogas na penitenciária. As revistas são realizadas por equipes plantonistas da unidade, com apoio do Grupo de Intervenção Rápida, SOE e Rotam da Polícia Militar.

A última apreensão foi na terça-feira (24.04) na revista realizada nos raios 2 e 4. Foram encontrados 94 celulares, 180 garrafas de bebida artesanal, um quilo de droga e 49 carregadores.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/35121/visualizar/