Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Sexta - 27 de Abril de 2018 às 16:07
Por: Redação TA c/ Secom-CBA

    Imprimir


Luiz Alves

Dando transparência aos serviços prestados pela gestão municipal, o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo participou de uma audiência pública na quinta-feira (26), promovida pela Câmara Municipal de Cuiabá, para debater o transporte público da Capital e apresentar ao legislativo os resultados dos trabalhos realizados nesses 16 meses de gestão.

Antenor Figueiredo dentre as várias pautas relacionadas pelos vereadores falou sobre a finalização do processo de licitação do sistema de transporte coletivo, semáforos inteligentes, implantação de rodízio de veículos, abrigos dos ônibus em bairros e região central, e respondeu a todos os questionamentos referentes ao contrato vigente com as empresas prestadoras do serviço e substituição das frotas.

“Tenham a certeza que a licitação irá sair este ano, é um procedimento bastante complexo estamos fazendo todo o estudo de rede do sistema de transporte de Cuiabá. Vamos fazer cerca de quatro audiências públicas para apresentar o modelo que está sendo traçado e levaremos ao conhecimento dos senhores para apreciação”, explicou o secretário.

Ainda sobre o processo licitatório, cujo término do contrato é junho de 2019, Antenor Figueiredo garantiu que no máximo em agosto abrirá o edital para licitação.

“Estamos fazendo, junto com o nosso departamento de transporte, o estudo das novas redes de linha para fazer um novo modelo de licitação com uma nova rede. Nós precisamos evoluir no transporte coletivo de Cuiabá, nosso sistema é de quase vinte anos atrás, não tem mais condição de continuar dessa forma” garantiu o secretário.

Em relação aos abrigos o secretário de Mobilidade Urbana disse que essa modernização dos pontos mapeados irão acontecer por meio do programa "Adote um Ponto", uma iniciativa público-privado.”Já em maio pretendemos regulamentar a Lei Nº 6.154 de 29/12/2016, estabelecendo que as empresas, por contrato, deverão construir 75 abrigos anualmente”, disse.

Sobre o novos conjuntos semafórico Antenor Figueiredo destacou as diversas funcionalidades dos novos aparelhos eletrônicos que diferente dos antigos moldes, fazem uma leitura inteligente através de um software que monitoraram qual a pista com maior necessidade.

“Os semáforos funcionam através de sensores e por serem considerados inteligentes eles não trancam o fluxo do trânsito. A fluidez se dá pela duração do tempo em que o semáforo fica aberto ou fechado. Por essas questões de segurança ajuda inclusive no avanço de sinal vermelho, diminuindo o terceiro índice de maior número de multas aplicadas", explicou ele.

O secretário enfatizou o desafio de flexibilização dos pontos considerados mais críticos, como exemplo na região da Ponte Sérgio Motta, em que já se percebe a democratização do trânsito e desafogamento do grande fluxo de carros.

Para finalizar o secretário explicou ao legislativo municipal sobre o contrato vigente com as empresas (Integração Transportes, Pantanal Transportes, Norte e sul Transportes), ao ser indagado sobre a não aplicação e multas pela falta de substituição da frota.

“Os veículos estão sendo tirados gradativamente. Tiramos quase todos os veículos que estavam com a idade de permanência para o uso vencidos, restando apenas dois veículos com ar-condicionado. Tivemos o cuidado de não deixar a população a mercê, já que os veículos que foram substituídos não possuíam refrigeração. Estamos providenciando a troca de toda frota”, disse o secretário.

A audiência pública foi presidida pelo vereador Renivaldo Nascimento (PSDB) e contou com a presença dos diretores de Trânsito, Michel Diniz e de Transporte Nicolal Buddid.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/35154/visualizar/