Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Quarta - 02 de Maio de 2018 às 17:19
Por: Redação TA c/ Secom-CBA

    Imprimir


O secretário municipal de Educação, Alex Vieira Passos recebeu o presidente do Sintep (Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública) subsede de Cuiabá, João Custódio Silva e os diretores Maria Helena Bortolo e Gilson Romeu para uma reunião na SME. Durante a reunião o secretario apresentou, de forma oficial, os encaminhamentos dados às solicitações encaminhadas durante a paralisação dos profissionais da Rede Municipal de Ensino, no dia 20.

Antes da discussão das pautas, o diretor Gilson Romeu deixou claro que o Sintep está satisfeito com a atenção que o secretário Alex Passos tem dado ao sindicato. “Em uma das reuniões do Sintep foi mencionada essa solicitude que o secretário tem em nos atender e em ouvir as nossas solicitações. Também ouvimos de nossos colegas que o secretário foi visto em diferentes unidades escolares para conhecer de perto a realidade da rede municipal de Educação. Queremos deixar claro que estamos satisfeitos com essa atitude, mas também que é o nosso papel fazer as cobranças à Secretaria, pois somos representantes de uma categoria”, comentou Romeu.

A diretora Maria Helena Bortolo falou que o sindicato está constantemente visitando todas as unidades escolares e que tem visto muitos problemas que precisam ser solucionados. “Sabemos que a dinâmica da SME é diferente das outras secretarias porque ela é muito grande, engloba cerca de 9 mil trabalhadores. “Nosso objetivo é tornar a rede municipal escolar de Cuiabá a melhor do estado, e estamos lutando por isso”, disse.

O secretário Alex Passos salientou que não enxerga o Sintep como oposição, e sim como uma instituição que orienta, pauta e cobra a secretaria com o intuito de ajudar a classe com suas demandas. “O sindicato nos ajuda a ver o melhor caminho que temos a seguir. É um termômetro para o gestor da pasta. Enxergo as cobranças como um auxílio para o nosso trabalho”, revelou

Passos explicou ainda que muitos dos gargalos que a Secretaria de Educação enfrenta vem desde o começo da gestão e que estão aguardando o parecer da Procuradoria Geral do Município (PGM). “Muitas demandas demoram para ser resolvidas porque precisam passar pela PGM e eles têm um volume enorme de trabalho pois atendem todas as secretarias. Para resolver este problema, conseguimos com o prefeito Emanuel Pinheiro implantar um braço da PGM na SME. Hoje temos uma procuradora para atender especificamente as demandas da Educação, e esse gargalo começou a fluir”, falou.

Ele comentou ainda sobre a resolução de se fazer uma reunião mensal com todos os diretores de unidades escolares na SME, que terão a oportunidade de trazer suas solicitações e conversar diretamente com os responsáveis pelo setor que pode ajudá-los, o que dará celeridade à solução dos problemas.

Pautas

Sobre a solicitação do sindicato em relação à publicação do Edital de Seleção para disciplina de Artes e demais disciplinas específicas, e posteriores seletivos com validade de dois anos, o secretário disse que a SME recebeu no dia 20 de abril o processo da PGM e que no momento ele está em fase de confecção da programação. O secretário falou que na sexta-feira (04) o edital deverá estar pronto.

Em relação à demanda por celeridade na publicação dos processos de elevação de nível e pagamento imediato dos respectivos retroativos o secretário falou que este pagamento já está sendo efetuado de forma parcelada. “Começamos a pagar na folha de abril e ainda temos 173 processos em análise, que serão examinados em até 60 dias. Caso alguém que tenha direito não tenha recebido, esta pessoa deve procurar o RH da secretaria para regularizar a situação”.

Sobre uma agenda para reformas e manutenção das unidades educacionais o secretário revelou que 66 unidades terão os telhados completamente trocados por “Telhado em Telha termo acústica”, com estrutura metálica, que não permite goteira, é isotérmico e tem a durabilidade média de 25 anos. Também estão em processo de contratação de empresas que farão o trabalho de manutenção periódica em todas as unidades. Por fim falou sobre o projeto “Climatizar é Humanizar”, que prevê a climatização de 100% das unidades escolares municipais.

Sobre a aprovação da proposta de Lei Orgânica dos trabalhadores da Educação, o secretário disse que teve o retorno da PGM no dia 16, com vários apontamentos. Os apontamentos serão encaminhados para o Sintep e que vai se reunir com uma comissão da SME e com a procuradora da secretaria para discutirem o assunto. Será marcada uma nova reunião com o sindicato para decidirem o que será feito para a aprovação da Lei.

Em relação ao cumprimento da Lei de Gestão Democrática, o secretário montou uma comissão, que terá a presença da PGM, do sindicato e da SME para juntos construírem uma saída jurídica plausível e que cause menos impacto.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/35193/visualizar/