Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Sexta - 04 de Maio de 2018 às 14:07
Por: Redação TA c/ TRE-MT

    Imprimir


O Programa Voto Consciente foi apresentado para os alunos da Escola Estadual Professora Adalgisa de Barros, na quinta-feira (03/05), em Várzea Grande, que escolheu 25 alunos e cinco professores para participarem do programa este ano.

“Não podemos votar no candidato pela sua popularidade, temos que ter consciência do nosso voto. Este programa vai ajudar, nós jovens, a aprender desde cedo qual a melhor forma de avaliação de um representante e que este deve ter ética e boa conduta dentro no ambiente escolar. Sou um dos representantes do partido este ano e não quero que votem somente pela amizade, mas sim pelos projetos apresentados e pela campanha limpa que meu partido vai fazer”, disse o aluno Jean Kevin.

As eleições parametrizadas em outubro deste ano despertaram nos alunos interesse em saber mais sobre o projeto. O aluno Pedro Soares perguntou: “Gostaria de saber qual o objetivo do programa para os alunos”, a Secretária da Escola Judiciária Eleitoral de Mato Grosso (EJE-MT) explicou sobre o Programa Voto Consciente cujo objetivo é estimular a consciência cívica em jovens do ensino médio, fortalecendo princípios éticos e estimular a participação política livre, democrática e consciente.

Conheça o Programa:

O Programa Voto Consciente foi criado em 2011 pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso em parceria com a Seduc/MT e tem como objetivo estimular a consciência cívica em jovens do ensino médio, fortalecendo princípios éticos e estimular a participação política livre, democrática e consciente.

Por ano, cinco escolas públicas são selecionadas para participar do Programa. Cada unidade escolar escolhe 25 alunos do ensino médio, que se dividem em grupos de 5 membros. Cada grupo representará um partido.

As siglas partidárias já são definidas pelo Programa e são elas: PEMA (Partido da Educação e do Meio Ambiente), PEC (Partido da Ética e Cidadania), PCEL (Partido da Cultura, do Esporte e Lazer), PRD (Partido do Respeito às Diversidades) e PDVS (Partido do Direito à Vida e à Saúde).

Cada grupo forma um partido e escolhe as propostas que serão defendidas e executadas durante a campanha eleitoral no âmbito escolar, visando, assim, a prática ética do prometer e cumprir.

Encerrado o período de campanha, todos os estudantes da unidade escolar são convidados a irem às urnas e votarem no partido que consideram ter apresentado e executado a melhor proposta e, ao final, os membros do partido eleito são diplomados em cerimônia festiva.

Todo o processo eleitoral vivenciado pelos estudantes, desde a escolha dos membros de cada partido até a diplomação, tem o acompanhamento e orientação da EJE e da coordenação de cada escola participante.

Nestes sete anos (2011 a 2017), o projeto já beneficiou alunos de 35 escolas públicas de Cuiabá e Várzea Grande.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/35214/visualizar/