Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Segunda - 07 de Maio de 2018 às 17:21
Por: Redação TA c/ Secom-CBA

    Imprimir


Jorge Pinho

A Prefeitura de Cuiabá, por meio do secretário municipal de Educação Alex Vieira Passos, assinou na manhã desta terça-feira (07), Termo de Parceria com a Fundação André e Lúcia Maggi para a implantação em Cuiabá, do projeto Casa Maggica. A partir desta terça-feira (8) até dezembro, 151 alunos dos 5º, 6º e 7º anos, na faixa etária dos 11 aos 16 anos, participarão no contraturno escolar, de atividades culturais e sociais. O objetivo é desenvolver cidadãos e construir uma rede de jovens empreendedores e protagonistas que contribuam, no futuro, para o desenvolvimento do lugar onde vivem.

Nesta primeira etapa serão beneficiados alunos das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Prof. Ranulpho Paes de Barros, localizada no bairro Santa Izabel e Prof. Esmeralda de Campos Fontes, no bairro Santa Rosa 2 mas, a ideia, é estender o projeto para outras unidades educacionais já a partir do ano que vem quando a Fundação conclui as obras de readequação do imóvel onde funcionará a unidade do projeto em Cuiabá.

Durante a assinatura do Termo de Parceria, no auditório Maestro China da SME, o secretário de Educação falou sobre a importância de projetos que como esse, contribuem para a formação integral e integrada a realidade, dos alunos da rede municipal de Educação. Passos lembrou do Programa Educação Empreendedora, desenvolvido em parceria com o Sebrae, cujo termo foi assinado recentemente e por meio do qual serão capacitados 3.200 professores de 82 escolas urbanas e 8 escolas do campo. Com a capacitação os professores do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, estarão ainda mais preparados e passarão este conhecimento para 30 mil alunos da rede pública de ensino.

“A gestão Emanuel Pinheiro tem priorizado iniciativas que façam a diferença na formação integral dos alunos atendidos nas unidades da rede pública de Ensino de Cuiabá. Estamos buscando qualificar os nossos serviços, investindo em projetos inovadores, na melhoria da nossa estrutura física e na qualificação e valorização dos profissionais da Educação. Estamos focados nos nossos alunos, incentivando iniciativas que tragam a humanização e a inclusão, incentivando cada vez mais o envolvimento da comunidade escolar, dos pais e da sociedade”, destacou o secretário.

Projeto

Inaugurado em 2009, em Rondonópolis, o Projeto Casa Maggica promove atividades voltadas à cultura, educação e inclusão social para crianças e adolescentes. Cuiabá será o segundo município a receber a iniciativa cujo principal objetivo é o desenvolvimento integral dos alunos matriculados no ensino público.

Além das atividades de artes visuais, dança e música, que desenvolvem o protagonismo e o empreendedorismo juvenil, a equipe técnica faz o acompanhamento familiar e escolar de cada participante.

A gerente de Investimento Social da Fundação André e Lúcia Maggi, Aletéa Rufino falou sobra a proposta do Projeto Casa Maggica, que é desenvolver atividades voltadas para a formação cidadã de crianças e adolescentes. “Já vínhamos a algum tempo construindo essa parceria com a Secretaria de Educação de Cuiabá, que por meio da equipe técnica nos apoiou em todo o processo, quando nos propusemos a trazer o projeto para a Capital. Para nós será um desafio, por estarmos próximo à sede da Fundação”.

Aletéa Rufino explicou também que junto com a equipe técnica da SME foi feito um diagnóstico socioeconômico das regiões do município para entender aspectos ligados a assistência social, educação, saúde, segurança e economia e assim, ficou demonstrado o grande potencial da Região Oeste para implantação e desenvolvimento de projetos sociais. “Nosso propósito é desenvolver cidadãos e construir, junto com a escola e a família, uma rede de jovens empreendedores e protagonistas”, destacou ela.

As atividades junto aos alunos serão desenvolvidas duas vezes por semana, de segunda a sexta-feira, no período vespertino, no contraturno escolar com duração aproximadamente três horas e meia. Os alunos poderão participar de aulas de dança, música, artes e criatividade, além de oficinas de cultura digital, rodas de leitura e protagonismo e empreendedorismo juvenil.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/35264/visualizar/