Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Segunda - 14 de Maio de 2018 às 17:50
Por: Redação TA c/ Secom-CBA

    Imprimir


Jorge Pinho

Seguindo orientações do prefeito Emanuel Pinheiro, sobre dar transparência às ações da gestão, o secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos reuniu-se nesta segunda-feira (14), na Câmara Municipal, com o colégio de líderes. Em pauta, o planejamento da gestão para atender as demandas por manutenção, reforma e construção de novas unidades escolares na capital.

Passos disse aos parlamentares que a Educação em Cuiabá é uma das prioridades do Prefeito Emanuel Pinheiro, que vem trabalhando, desde que assumiu o Executivo municipal, na implementação de ações e medidas com foco na melhoria da estrutura física das unidades escolares, nas questões pedagógicas e de valorização dos profissionais da Educação.

Atualmente, a rede municipal de Educação conta com 168 unidades escolares sendo que mais de 70% delas foram construídas na década de 1980.

Nesse universo, a SME retomou os serviços de manutenção nos sistemas predial, civil, elétrico, hidráulico, de ar condicionado, combate a incêndio e proteção contra descargas elétricas .

“Hoje a Secretaria Municipal de Educação retomou o modal de manutenção denominado “Escola 300” com algumas adequações. Até quatro empresas poderão ser contratadas para atender as questões mais imediatas. Um primeiro grupo de 30 unidades escolares receberão os serviços, que se estenderão a todas as demais escolas”, explicou o secretário.

De acordo com Alex Vieira Passos o processo de adesão à ata de manutenção foi iniciado na gestão passada da secretaria e as empresas contratadas atuarão de forma coordenada, nos serviços de manutenção predial, divididas por regionais.

“Paralelamente a esse plano de manutenção predial, a Prefeitura de Cuiabá e a Secretaria Municipal de Educação deram início em janeiro deste ano aos levantamentos para uma grande licitação direcionada a reformas maiores. A nossa expectativa é de que estejamos prontos para lançar a licitação das reformas, no início do ano que vem”.

De acordo com o secretário essa licitação irá contemplar 66 unidades escolares com troca de telhado, redes elétrica e hidráulica, instalação de ar condicionado e forros, totalizando um investimento estimado até agora em cerca de R$ 40 milhões.

Além dos serviços de manutenção predial e reformas, também se encontra em tramitação uma outra licitação, nesse caso, visando a construção de novas unidades escolares.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/35392/visualizar/