Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
GERAL
Quarta - 23 de Maio de 2018 às 16:32
Por: Redação TA c/ Sesp-MT

    Imprimir


O Grupo Estadual de Combate aos Crimes de Homofobia (GECCH) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) está acompanhando uma ocorrência de ameaça e injúria mediante preconceito motivada por homofobia, que foi registrada por um casal homossexual, em Cuiabá. O fato foi registrado pelas vítimas R.S.B. e A.O.S., na 1ª Delegacia de Polícia da capital, no final da tarde desta segunda-feira (21.05), após orientação do órgão.

No registro, o comunicante contou que estava varrendo a casa em que mora, em um condomínio no Bairro Santa Cruz I, e quando abriu a porta do apartamento viu o vizinho de outro apartamento e o mesmo teria feito várias ofensas e também ameaças ao casal.

A vítima também afirmou que o suspeito classificou os dois como “aberrações, que afrontavam a família deles, e que não vai acostumar com esse tipo de gente”. Logo após eles começaram a discutir e a esposa do vizinho se juntou às ofensas ao casal homossexual, além de um outro morador.

O comunicante ainda narrou que fechou a porta de casa, mas que mesmo assim foi ameaçado pelo suspeito que iniciou a discussão. “Disse que iria bater no comunicante/vítima até que virasse homem, que iria acabar com ele. Que o comunicante/vítima e seu companheiro já estão ali há seis meses, e desde o início foram hostilizados. Que eles querem que o comunicante/vítima e seu companheiro mudem do condomínio”, diz trecho do boletim de ocorrência.

Além de realizar ações de prevenção aos crimes de homofobia, o GECCH monitora as denúncias e ocorrências registradas e presta suporte às vítimas. “É muito importante registrar o fato ou denunciar qualquer caso relacionado, para nós acompanharmos e prestar a assistência necessária. É preciso ampliar a consciência de que a única coisa errada é o preconceito”, ressalta o secretário do GECCH, major PM Ricardo Bueno.

O GECCH também encaminhou a denúncia para o Centro de Referência em Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh-MT) para atendimento psicossocial às vítimas. Outra providência foi remeter ao Conselho Municipal de Atendimento à Diversidade de Cuiabá, pedindo ação de proximidade junto ao síndico e moradores do condomínio, visando à conscientização sobre o respeito à diversidade sexual.

Ocorrências e denúncias

Esta ocorrência foi encaminhada para a 2ª Delegacia de Polícia - Carumbé, em Cuiabá, para as devidas providências. Só em 2018, até o início de maio, as delegacias de Mato Grosso receberam 33 ocorrências com motivação homofóbica. No mesmo período, foram registrados oito homicídios e outros crimes com mortes. Durante todo o ano de 2017, foram 114 ocorrências e 14 homicídios.

Qualquer pessoa pode denunciar atos de intolerância com motivação homofóbica. Os canais são os Disques 100 / 190 (PM-MT) / 197 (PJC-MT), ou pessoalmente nas delegacias de polícia e também no GECCH que fica na sede da sede da Sesp-MT, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/35473/visualizar/