Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Segunda - 28 de Maio de 2018 às 23:31
Por: Redação TA c/ Seduc-MT

    Imprimir


Seduc-MT

Aproximadamente 80% das unidades escolares da rede estadual de educação não foram afetadas pela paralisação geral dos caminhoneiros e pelo desabastecimento de combustível que atinge o Estado. As unidades mantiveram o cronograma normal do calendário escolar nesta segunda-feira (28.05) e contam com autônima para funcionar normalmente até o final desta semana.

No último domingo (27), o Governo havia decretado estado de emergência e ponto facultativo para não prejudicar 400 mil alunos da rede estadual de educação, em razão da paralisação geral dos caminhoneiros.

Conforme o decreto, a prorrogação da suspensão seria avaliada dia-a-dia, conforme análise do Comitê de Crise do Governo estadual. Nesta segunda-feira, a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) identificou que 80% das unidades escolares da rede estadual não tinham sido afetadas diretamente pela paralisação e seguiram o cronograma normal do calendário escolar.

Para minimizar os impactos dos problemas com desabastecimento, a Seduc publicou a portaria 373/2018 que determinou que a decisão de suspender as aulas ou seguir o cronograma normal seria tomada em conjunto com as Assessorias Pedagógicas, Secretarias Municipais de Educação e das comunidades escolares.

Segundo a Secretaria, o transporte escolar de 40 municípios foi prejudicado por conta da greve. Em razão disso, a Seduc orientou que as Assessorias Pedagógicas entrassem em contato com as prefeituras para que os municípios e o Estado pudessem seguir o mesmo cronograma de aulas.

Nas regiões em que o desabastecimento afete o transporte dos alunos, educadores e também o estoque de alimentos e produtos essências para o funcionamento da unidade, a escola suspenderá as aulas até que a situação se normalize e as mesmas deverão fazer a devida reposição durante o ano letivo.

A portaria orienta ainda que nesses casos, as aulas suspensas deverão ser repostas até o final do primeiro semestre, para assim iniciar o terceiro bimestre com o cronograma em conformidade com calendário anual divulgado pela Seduc e não prejudicar os 200 dias letivos do calendário escolar, determinado pelo Ministério da Educação.

COMITÊ DE CRISE

Neste domingo, o Governo suspendeu o expediente nas secretarias e autarquias do Estado, por conta da paralisação geral dos caminhoneiros. Somente os serviços essenciais não foram paralisados.

O anúncio da suspensão do expediente foi realizado durante reunião do comitê de crise, realizada no Palácio Paiaguás, com a presença da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Exército e representantes da sociedade civil organizada, como Federação das Indústrias e Associação dos Atacadistas.

Segundo o documento assinado pelo governador Pedro Taques, apenas funcionaram normalmente os serviços da Segurança Pública, Saúde, Sistema Penitenciário, Secretaria de Fazenda e Procuradoria Geral do Estado.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/35527/visualizar/