Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
GERAL
Quinta - 21 de Junho de 2018 às 00:39
Por: AFP - Uol Notícias

    Imprimir


AFP PHOTO / Chris Roussakis

O consumo e o cultivo de maconha serão legais no Canadá a partir de 17 de outubro, anunciou nesta quarta-feira (20) o primeiro-ministro, Justin Trudeau, à Câmara dos Comuns em Ottawa.

O Canadá se converterá no primeiro país do G7 a autorizar o uso recreativo desta droga e o segundo do mundo depois do Uruguai.

O anúncio é feito depois que as duas câmaras do Parlamento aprovaram nesta semana o projeto de lei do governo liberal.

A ministra de Saúde, Ginette Petitpas Taylor, comemorou o anúncio: "Fico feliz que a lei da cannabis tenha sido aprovada pelo Parlamento. Este projeto acaba com a proibição e abre caminho para uma política responsável e justa", escreveu no Twitter.

O Canadá já havia autorizado o uso da cannabis com fins terapêuticos em 2001. A proibição estava vigente desde 1923.

De acordo com a nova lei, os adultos que tiverem ao menos 18 ou 19 anos, segundo a província ou território, poderão legalmente comprar, cultivar e consumir uma quantidade limitada de maconha.

Até 17 de outubro continuará sendo ilegal no Canadá, exceto se for autorizado para fins médicos ou científicos, segundo um comunicado do governo.

O primeiro-ministro, que admitiu em 2013 ter fumado "cinco ou seis vezes" um baseado com seus amigos, justifica a legalização como forma de tirar os traficantes do mercado e proteger os jovens.

Justin Trudeau manifestou estar convencido de que depois do Canadá outros grandes países o seguirão descriminalizando o seu uso.

Alguns países ocidentais "reconhecem que o Canadá está sendo audacioso (...) e percebem a honestidade" do país, que admite que o atual sistema repressivo "não funciona para evitar que nossos jovens tenham um fácil acesso à maconha, declarou Trudeau à AFP em maio.

Ficará a cargo da províncias organizar a venda da cannabis em lojas autorizadas, em alguns casos na forma atual das lojas de venda de álcool controladas pelo governo.







URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/35732/visualizar/