Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
GERAL
Terça - 26 de Junho de 2018 às 12:27
Por: Redação TA c/ Procon/Sejudh-MT

    Imprimir


A Semana Mato-grossense de Orientação e Prevenção de Acidentes Domésticos teve início nesta segunda-feira (25). O evento, promovido pela Rede de Consumo Seguro e Saúde de Mato Grosso (RCSS), prossegue até a sexta-feira (29/06), com ações em Cuiabá, Várzea Grande, Barra do Garças e Sinop. O objetivo é disseminar a importância de se tomar alguns cuidados para evitar acidentes domésticos e de consumo.

Criada em 2015, por meio da Lei Estadual 10.266 (10/02/15), a Semana Mato-grossense de Orientação e Prevenção de Acidentes Domésticos é realizada sempre na última semana de junho, antecedendo as férias escolares. Na programação estão previstas diversas atividades orientativas a alunos da rede pública de ensino, como palestras ministradas pelo Procon Estadual, Procon Municipal de Várzea Grande, Sinop e Barra do Graças e o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-MT), que coordena a Rede RCSS no Estado. Além das orientações, as ações também têm a intenção de desenvolver a cultura do registro dos acidentes no Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac).

Segundo a gerente de Informação, Divulgação e Educação para o Consumo do Procon-MT, Marluce Pereira, a Semana visa orientar à população, especialmente sobre como identificar e quais medidas devem ser tomadas caso ocorra um acidente de consumo. “O assunto é pouco tratado nas escolas. Por isso levaremos palestras orientativas, que contribuam para a prevenção e redução desse tipo de acidente. Muitas vezes, as pessoas são vítimas de acidentes de consumo e não se dão conta”, explica a gerente.

A coordenadora da Rede e agente do Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT), Suziane Marchioreto, salienta que a semana também é importante para orientar as crianças que passarão as férias escolares em casa sobre os perigos existentes e prevenir que acidentes domésticos, infelizmente tão comuns, aconteçam. “Segundo dados da ONG Criança Segura, 90% dos acidentes envolvendo crianças podem ser evitados apenas com medidas de prevenção. A Semana também tem a intenção de alertar as crianças e pais e prevenir acidentes domésticos”, salienta.

Programação

O Procon Estadual realizará na quinta-feira (28.06), palestras sobre prevenção a acidentes domésticos na Escola Estadual Hermelinda de Figueiredo, em Cuiabá. A capacitação será ministrada pelo fiscal de Defesa do Consumidor, Rogério Chapadense para as turmas do Ensino Fundamental (6°, 7°, 8° e 9° ano), às 08h e às 09h30.

Confira aqui a programação completa da Semana Mato-grossense de Orientação e Prevenção de Acidentes Domésticos.

Acidente de Consumo

O acidente de consumo acontece quando um produto ou serviço prestado provoca dano à saúde e proteção ao consumidor, mesmo quando utilizado de acordo com as instruções, como por exemplo choques com produtos elétricos, corte devido à abertura de embalagens, lesões provocados por produtos destinados ao público infantil, entre outros.

Causas:defeito no produto ou serviço; falta de informação sobre o uso adequado; informações incorretas com relação ao uso (em embalagens, manuais, etc); ausência de atuação preventiva dos fornecedores.

Rede RCSS

Além do Procon Estadual e o Ipem, integram a Rede RCSS em Mato Grosso, a Vigilância Sanitária Estadual, Vigilância Sanitária Municipal de Cuiabá, Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen-MT), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Corpo de Bombeiros, Receita Federal, Sociedade Mato-grossense de Pediatria, Delegacia do Consumidor (Decom), entre outros.

Serviço

O Procon-MT atende na sede estadual, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos.

No posto do Várzea Grande Shopping, o atendimento ocorre das 10h às 19h, e no posto do Ganha Tempo do CPA, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. No posto da Assembleia Legislativa, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou (65) 3613-8500.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/35780/visualizar/