Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
GERAL
Segunda - 16 de Julho de 2018 às 21:28
Por: Redação TA c/ Secom-CBA

    Imprimir


Luiz Alves

Programada para ser entregue no segundo semestre deste ano, a nova ponte de concreto da comunidade do Monjolo, situada no perímetro do Distrito do Aguaçu, entrou na etapa final de construção. Depois de fechada a fase de superestrutura, o trabalho chegou agora ao processo de edificação dos muros de gabião nas cabeceiras do ponto de travessia. O levantamento dos gabiões é o penúltimo estágio antes da conclusão da obra, restando apenas o aterramento.

Neste momento, a primeira estrutura de contenção já está pronta e a equipe, composta por pelo menos 10 servidores, atua na construção das gaiolas metálicas para o erguimento da segunda. Após isto, a Secretaria Municipal de Obras Públicas, pasta responsável pela coordenação do serviço, dará andamento ao procedimento de nivelamento do acesso à ponte.

A ponte está sendo construída sobre o Ribeirão Forquilha e terá aproximadamente 25 metros de extensão e 4,20 metros de largura. Ao todo, a obra está recebendo o investimento de R$ 521.921,16, divididos entre recursos da Fonte 100 e do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab). A ação de infraestrutura faz parte do planejamento de manutenção e conservação das estradas vicinais, intensificada pela Prefeitura com a criação dos programas “Bom Caminho” e “Pontes de Concreto”.

Iniciada em abril, a estrutura irá beneficiar mais de 150 famílias da região, colocando um fim definitivo aos problemas relacionados à trafegabilidade no local e dando total segurança para condutores e pedestres que necessitam do ponto de travessia. Esta é a segunda ponte de concreto, na zona rural, que a Prefeitura de Cuiabá está construindo, em um ano e meio. Antes, o Município entregou uma edificação semelhante na Comunidade Ecoville II, sobre o Rio Coxipó.

“O prefeito Emanuel Pinheiro nos deu a missão de cuidar da zona rural com o mesmo olhar carinhoso que estamos tendo com o perímetro urbano. Dessa forma, ao tempo em que avançamos com o programa de pavimentação na cidade, buscamos desenvolver no campo ações que assegurem o direto de ir e vir do cidadão. Simultaneamente, estamos trabalhando também na Comunidade Bandeira e no Rio Paciência e, posteriormente, partiremos para o Rio Aricázinho e Rio dos Médicos”, explica o secretário municipal de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues.

Outras ações

No intuito de solucionar problemas referentes às travessias existentes sobre rios e córregos da zona urbana e, principalmente, no perímetro rural da Capital, a Prefeitura de Cuiabá deu início, ainda em 2017, a um grande plano de atuação para reforma, substituição e construção de novas estruturas em diversas comunidades. As intervenções nas edificações fazem parte do planejamento de trabalho do Executivo, a fim de promover a melhoria na infraestrutura viária em todas as regiões do município.

Levando em consideração as especificidades de cada comunidade, o corpo de engenharia técnica da Secretaria de Obras Públicas conseguiu mapear as demandas mais urgentes e atender de forma efetiva cada uma delas. Dessa forma, de janeiro de 2017 a junho deste ano, foram realizadas 14 reformas em pontes de madeira, a construção de duas novas pontes, sendo uma de madeira e outra de concreto, além da substituição de 12 pontes de madeira por Bueiro Duplo Celular, Bueiro Simples Celular, Bueiro Duplo Tubular, Bueiro Simples Tubular e Bueiro Triplo Tubular.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/35972/visualizar/