Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Terça - 17 de Julho de 2018 às 20:28
Por: Redação TA c/ Secom-CBA

    Imprimir


Luiz Alves

Desde o início do Programa “Atividade Delegada”, há um ano e meio, a participação efetiva dos policiais tem contribuído significativamente para o apoio e fortalecimento da segurança pública em praças centrais, parques, escolas municipais, unidades básicas de saúde, de pronto atendimento, Hospital São Benedito e Pronto Socorro.

O programa, firmado mediante um Termo de Cooperação entre a Prefeitura de Cuiabá - por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp) - e a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-MT), emprega a cada 24 horas cerca de 54 policiais militares, que em seu período de folga do serviço operacional atuam nas mais variadas modalidades de policiamento ostensivo em Cuiabá.

De acordo com levantamentos da Coordenadoria Operacional da Atividade Delegada, após a implantação do programa, os índices de insegurança nestes locais - principalmente no Pronto Socorro Municipal e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), reduziram mais de 50%.

Segundo o secretário municipal de Ordem Pública, Leovaldo Sales, a parceria firmada entre os secretarias busca otimizar o emprego destes agentes da segurança e melhorar os índices em locais com maior vulnerabilidade.

“É com o intuito de transmitir a sensação real de segurança que elaboramos análises e projetamos todo o empenho das equipes. Mesmo estando em fase de consolidação, os dados apresentados pelas ações dos agentes são catalogados nos nossos bancos de dados da Sorp e da Sesp, pois servirão de indicadores para a utilização do trabalho como referência complementar”, disse.

Para o exercício da atividade, seis viaturas compostas por policiais militares fardados e equipados estão preparadas para o atendimento de qualquer ocorrência. A modalidade do policiamento ostensivo motorizado permite que, ao mesmo tempo em que a guarnição opere em rondas, ela também possa se estabelecer em um determinado ponto, considerando a necessidade local. Especificamente nas unidades educacionais, é empregado o “Anjos da Guarda”, com uma dupla de policiais visitando diariamente as unidades do município.

A Atividade Delegada não teria tanto êxito se não houvessem as checagens por meio do sistema do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública – Ciosp. Em regra, o trabalho é gradativo, mas seus efeitos já estão sendo sentidos.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/35975/visualizar/