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CIDADANIA
Domingo - 22 de Julho de 2018 às 08:25
Por: Redação TA c/ Assessoria

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Assessoria

A Coordenadoria de Assistência Social (CAS) da Polícia Militar de Mato Grosso fez 616 atendimentos, uma média de 102 ao mês, nos seis primeiros meses deste ano. Instituída em 2007, tem a finalidade de atender e acompanhar diretamente o policial militar e seus dependentes legais na efetivação de direitos.

Nesse período, além das 61 visitas domiciliares e hospitalares, a equipe da CAS registrou 144 orientações e encaminhamentos de saúde, 32 regulações no SUS (Sistema Único de Saúde), 28 encaminhamentos psicológicos, 32 apoios funerais, entre outros atendimentos.

Os serviços prestados incluíram, ainda, sondagens relacionadas à saúde do policial e o acompanhamento de casos, incluindo os de ordem jurídica e funcional. Esses dois somaram 87 atendimentos.

Subordinada ao Comandante Geral-Adjunto e funcionando administrativamente no interior do prédio da Diretoria de Saúde(DSau) da PMMT, a Coordenadoria de Assistência Social possui um efetivo atual de 9 policiais, dos quais três são bacharéis em serviço social, um é acadêmico do mesmo curso, além de dois auxiliares administrativos, um enfermeiro e um motorista, mais o Coordenador.

De acordo com o coordenador, major Diego Tocantins, o trabalho da CAS, dentre outras atribuições, é de assistir, orientando e viabilizando serviços, na área de saúde (física, mental e espiritual), assistencial, jurídico e funcional, os policiais e seus familiares diretos que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

O major Diego Tocantins explica que em situação de ‘vulnerabilidade’, compreende-se aquele policial militar que por si só não apresenta condições de sanar suas necessidades, especialmente quanto à saúde e obtenção de direitos, seja por dificuldades financeiras, desconhecimento, alguma patologia grave e outras.

Constitui, por exemplo, o caso do policial que precisa realizar cirurgia, consulta ou exame, mas que não está em condições financeiras de arcar com os custos; o que se encontra em situação de dependência química (álcool e/ou drogas); o que é portador de doenças psicossomáticas (depressão, transtornos mentais etc.) ou físicas, para as quais necessitam de atendimento na rede pública, filantrópica ou privada, por meio das parcerias, ou em grupos de autoajuda.

Além do atendimento regular ao público, o CAS também desenvolve o trabalho preventivo, realizado por meio do Ciclo de palestras nas áreas de Assistência Social, Saúde e Bem-Estar (CASSBEM).

Com formato de 14 palestras, o CASSBEM é destinado aos policiais militares das Unidades operacionais e administrativas da região metropolitana (Cuiabá, Várzea Grande e municípios próximos), com o intuito de levá-los ao conhecimento das principais doenças psicossomáticas e físicas (e suas causas), à conscientização e adoção de práticas saudáveis no dia-dia, inclusive quanto à procura, ao “aceite” e início de tratamento efetivo diante de alguma patologia identificada.

Além da área da saúde, que representa a maior demanda, a Coordenadoria Social atende com orientação e encaminhamento de policiais e seus dependentes que buscam respostas para questões funcionais e jurídicas, como pensões, indenizações, perícias médicas, aposentadorias etc.

SERVIÇO

O CAS funciona no mesmo prédio da Diretoria de Saúde, na Avenida Hélio Ribeiro, 400, bairro Paiaguás, em Cuiabá-MT, próximo a sede do DETRAN, funcionando das 8 às 12hs e das 14 às 18hs. Telefones: (65) 3631-2730 e (65) 99926-3932.





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