Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
GERAL
Segunda - 13 de Agosto de 2018 às 12:20
Por: Redação TA c/ Sicom-CBA

    Imprimir


Davi Valle

Com o intuito de oportunizar mais acesso ao lazer, principalmente no período de férias da garotada, a Prefeitura de Cuiabá realizou a 1ª edição do projeto Brincar. As ações aconteceram ao longo do mês de julho e atenderam mais de 450 crianças e adolescentes assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFC), de 11 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da Capital.

O projeto faz parte das ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH), com base na proposta de integração das unidades, como apoio para os serviços ofertados pelo município, idealizada pela primeira-dama Márcia Pinheiro. Neste período, o Brincar promoveu o intercâmbio entre as unidades, trabalhando a conscientização do respeito, companheirismo e solidariedade, como princípio no convívio em sociedade.

“A construção das ações, a partir das práticas interativas, tem sido determinante dentro do processo de acolhimento do indivíduo em situação de vulnerabilidade. Quando inseridos nesse processo, podemos notar que eles começam a sentir-se parte integrante da sociedade, começam a reconhecer o valor e importância que têm na construção do mundo. E com o olhar sensível da nossa primeira-dama, estamos conseguindo avançar nos atendimentos, ofertando serviços de qualidade, que realmente possibilitem a mudança na vida dos nossos pequenos, amparando-os e preparando-os para o futuro”, destaca o secretário, Wilton Coelho.

Durante o mês de férias, a garotada desfrutou de momentos de lazer, por meio da Gincana Interativa, que teve como tema o resgate de tradicionais brincadeiras: rouba bandeira, amarelinha, jogos de dama, dominó e roda de conversa abordando temas sobre violência, família e educação ambiental. As brincadeiras foram desenvolvidas nos principais espaços de lazer da cidade, entre eles o Sesc Balneário, Parque Zé Bolo Flô e também as estruturas dos Cras.

“Com a metodologia do lúdico, a ideia foi resgatar essas brincadeiras, que no mundo globalizado ficaram esquecidas, e assim, promover entre as crianças e os adolescentes a comunicação funcional consigo e com o mundo do outro, ajudando-os a interagir com o meio e aguçando a criatividade. Isso possibilita mais acesso ao conhecimento, por meio da construção de novas relações afetivas e sociais, desenvolvidas de maneira integral. Esse é o objetivo central do Brincar e das demais ações ofertadas pela Secretaria dentro de uma proposta da gestão atual de equalizar e dignificar os serviços, levando qualidade de vida para todos, com um processo de inclusão social completo. É um trabalho simples, mas com grande relevância na vida desses assistidos”, explica a coordenadora da Proteção Social Básica da Secretaria de Assistência, Eva Nelson de Freitas.

Todos os encontros foram realizados com recursos próprios da Prefeitura de Cuiabá e ofertados de forma gratuita aos participantes, assim como vem sendo feito em todas as ações voltadas aos assistidos das unidades assistenciais do município. Nesta edição, o Brincar teve a participação das Secretarias de Assistência, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Mobilidade Urbana e Serviços Urbanos. Também contou com a parceria do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e coordenações dos espaços públicos de lazer e os servidores municipais das unidades (facilitadores e orientadores sociais).

A previsão é que as ações do projeto também se estendam ao mês de outubro, quando celebra-se, no dia 12/10, o Dia da Criança.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/36219/visualizar/