Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Domingo - 19 de Agosto de 2018 às 23:22
Por: Agência Brasil

    Imprimir


Davi Valle

O prefeito Emanuel Pinheiro e os comerciantes da Avenida das Torres debateram soluções de mobilidade urbana para a região. Ao longo da reunião, que aconteceu na sexta-feira (18), o gestor recebeu as solicitações dos empreendedores, que têm sofrido com a ausência de vagas de estacionamento nas proximidades de seus respectivos estabelecimentos. Segundo os contribuintes, a localização da ciclofaixa impossibilita o uso por parte dos clientes, impactando diretamente no fluxo de consumidores.

“Entendemos que a dificuldade é genuína e a Prefeitura de Cuiabá quer atuar como uma indutora do setor produtivo, de maneira harmônica e ordenada - sem afetar as demais esferas sociais. Por isso, já solicitei um estudo técnico da região, por parte da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, a fim de que possamos encontrar a alternativa mais viável para esse entrave. Sabemos que os ciclistas que trafegam pelas ruas da Capital precisam de um espaço seguro para transitar e vamos garantir esse direito, promovendo uma intervenção positiva, que determine uma ciclovia adequada para os usuários, à medida que assegura o comércio local, ofertando vagas de estacionamento para os clientes”, afirmou o chefe do Executivo.

Para os empreendedores, o impedimento do estacionamento afetou rapidamente o movimento nos estabelecimentos alocados na avenida. Segundo o empresário Guiomar Dias, em apenas três semanas, os vários comércios da região tiveram uma queda de 40% em seu faturamento, em virtude do baixo fluxo. A drástica redução teria acontecido durante o período de maior rendimento, quando os servidores municipais e profissionais do setor privado recebem seus salários.

“Nossa preocupação é decorrente de um problema que já tem afetado o funcionamento das nossas lanchonetes, restaurantes, lojas e afins - e que pode acarretar na falência destes estabelecimentos. Não queremos prejudicar a trafegabilidade dos ciclistas, mas sei que podemos encontrar um ponto de equilíbrio, de maneira que ambas as partes sejam devidamente resguardadas. É por isso que sugerimos algumas propostas, como a instituição de uma ciclovia no canteiro central da avenida ou talvez a possibilidade da instalação de vagas de estacionamento. Viemos pedir o amparo do município, pois cremos que a Prefeitura encontrará o melhor caminho para essa questão”, compartilhou.

Já informada quanto à demanda local, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) esteve na região na manhã desta sexta-feira - com uma equipe técnica -, para traçar um estudo de caso referente à mobilidade dos ciclistas e clientes. E de acordo com o titular da pasta, Antenor Figueiredo, possíveis alternativas já estão sendo planejadas e serão apresentadas ao prefeito em um futuro encontro com os contribuintes.

“Vamos encontrar um ponto de encontro entre essas duas problemáticas e para isso vamos desenvolver algumas alternativas viáveis, considerando o respeito e a seguridade de ambas as categorias. Nosso objetivo é trabalhar em parceria com a população, recebendo suas solicitações e pensando - conjuntamente - em ideias que permitam o desenvolvimento integrado e ordenado da nossa cidade. Em muito breve teremos uma nova reunião, em que nossa equipe apresentará as soluções, considerando sua legalidade e harmonização socioeconômica”, concluiu.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/36295/visualizar/