Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Segunda - 12 de Novembro de 2018 às 18:49
Por: Gazeta Digital

    Imprimir


João Vieira

O governador eleito Mauro Mendes (DEM) anunciou o corte de 9 das 24 secretarias existentes no Estado a partir de sua posse, em janeiro de 2019. Também serão reduzidos cerca de 3 mil cargos comissionados e contratados.

A nova estrutura administrativa contará com um total de 15 secretarias de Estado. A medida, conforme o democrata, busca garantir o equilíbrio econômico e financeiro do Estado, diante da crise econômica.

Serão extintas as secretarias de Cidades e Casa Militar. Já o Gabinete de Assuntos Estratégicos, o Gabinete de Articulação e Desenvolvimento Regional e o Gabinete de Governo serão incorporados à Casa Civil. O Gabinete de Comunicação, por sua vez, será convertido em uma secretaria-adjunta também da Casa Civil.

A Secretaria de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários será incorporada a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, assim como a Secretaria de Planejamento será incorporada à Secretaria de Gestão. O Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção volta a ser vinculada a Controladoria Geral do Estado.

De acordo com Mauro Mendes, a crise financeira na qual o Estado está mergulhado exige uma redução rígida das despesas. Por essa razão, ele diz que passou estudando e elaborando balanços e relatórios para diagnosticar a real situação do Estado.

Ainda segundo Mendes, o Estado de Mato Grosso tem gastado em mês mais do que arrecada no mesmo mês, acumulando déficits consecutivos, que tem engessado e endividado a administração em cifras que superam os bilhões de reais.

"Junto com a equipe de transmissão passamos a identificar onde poderemos reduzir gastos, promover cortes, cortar cargos, fundir secretarias. Tudo visando trazer economia aos cofres públicos para sobrar dinheiro em investir naquilo que é mais urgente ao cidadão. É o primeiro passo para a nossa meta de reequilibrar as finanças do Estado", declarou.

Ainda segundo Mauro, nenhum destes cortes trarão qualquer prejuízo à população. "Essa redução de despesas visa justamente melhorar a qualidade dos serviços prestados. Os valores economizados no custeio da máquina serão revertidos para que possamos equilibrar o caixa e honrar os compromissos do Estado com os servidores, os fornecedores e com o cidadão mato-grossense", explicou.

Veja a estrutura administrativa proposta por Mauro Mendes:

1 - Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão - Seplag
2 - Secretaria de Estado de Justiça- Sejus
3 - Secretaria de Estado de Cidadania, Assistência Social e Direitos Humanos - Setasdh
4 - Secretaria de Estado de Educação- Seduc
5 - Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer - Sectel
6 - Secretaria de Estado de Fazenda - Sefaz
7 - Secretaria de Estado de Meio Ambiente - Sema
8 - Secretaria de Estado de Segurança Pública
9 - Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação - Secitec
10 - Secretaria de Estado de Saúde - SES
11 - Secretaria de Estado de Infraestrutura, Logística e Obras Públicas - Sinfra
12 - Casa Civil
13 - Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico
14 - Controladoria Geral do Estado - CGE
15 - Procuradoria Geral do Estado - PGE





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/37032/visualizar/