Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Sábado - 09 de Fevereiro de 2019 às 11:09
Por: Redação TA c/PJC-MT

    Imprimir


Arquivo

Trinta profissionais de Segurança Pública de Mato Grosso participam de uma capacitação ministrada pela Polícia Francesa, em Cuiabá. A abertura do curso de repressão à “Lavagem de Dinheiro no Combate ao Tráfico de Drogas”, ocorrerá nesta segunda-feira, 11 de fevereiro, no auditório da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT), na Capital.

O curso é promovido pela Embaixada da França no Brasil, em parceria com a Polícia Judiciária de Mato Grosso. A capacitação foi ofertada pelo Governo Francês, após visita ao Estado de Mato Grosso, quando no segundo semestre de 2018, conheceu a estrutura da Diretoria de Inteligência e o Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro da Polícia Judiciária Civil.

Sob a coordenação da Diretoria de Inteligência da PJC, a capacitação proporcionará conhecimento a 22 policiais civis, lotados nos núcleos de inteligência, do interior e região metropolitana, e também a oito servidores de instituições convidadas.

O diretor de Inteligência da Polícia Civil, delegado Juliano Silva de Carvalho, disse que o curso visa à capacitação de servidores da PJC e também do Ministério Público Estadual, Procuradoria Geral do Estado, Polícia Federal, Secretaria Adjunta de Inteligência da Sesp e CIRA, gerando troca de experiências, conhecimento das ferramentas e das boas práticas utilizada pela Polícia Francesa no enfrentamento à lavagem de capitais, não somente do dinheiro advindo do tráfico de drogas, mas também por organizações criminosas e outras modalidades afins.

“Esse curso visa um aprendizado específico sobre as apreensões e aquisições advindas do crime, e seu aproveitamento pelos organismos estatais, principalmente, os órgãos de segurança pública, que trabalham diretamente no enfrentamento à lavagem de dinheiro e ao crime organizado”, pontuou.

O curso tem duração de cinco dias (com 40 horas/aulas), iniciando nesta segunda-feira. Os primeiros quatro dias ficarão a cargo de dois policiais franceses, a capitã da Polícia Nacional Francesa, Sylvie Flamand, que é especializada na luta contra crimes financeiros, lavagem de dinheiro e a apreensão de bens adquiridos por meio de crimes e o tenente-coronel Pierre Fernandez, da Gendarmerie National Francesa, que é diretor do Centro Interministerial de Formação Anti-Droga (CIFAD) desde agosto de 2017.

A capitã Sylvie trabalha no Centro Interministerial de Formação Anti-Droga (CIFAD), desde março de 2015.

O encerramento se dará com palestras dos delegados da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, Cristiano Reschke e Felipe Bringhente, especializados também no tema de lavagem de capitais.

Os dois delegados vão apresentar casos de boas práticas utilizados no Estado do Rio Grande do Sul, sobre o efetivo combate ao crime organizado e aplicação da inteligência nas investigações sobre à lavagem de dinheiro.

“São estudos de casos práticos voltados à proteção da sociedade e da rede financeira face ao enfrentamento da criminalidade organizada”, explicou o diretor de Inteligência da PJC.

As disciplinas abordarão assuntos ligados às questões do tráfico de drogas e lavagem de dinheiro: Geoestratégia e drogas; Os crimes de lavagem de dinheiro e a não-justificação de recursos; Lavagem de dinheiro: definição, tipologias e técnicas; A investigação patrimonial; Apreensão de aquisições advinda do crime, e aulas práticas.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/37734/visualizar/