Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Terça - 26 de Fevereiro de 2019 às 16:05
Por: Redação TA c/ Secom-VG

    Imprimir


As 1.000 casas dos Residenciais Colinas Douradas I e II que tiverem seu sorteio formalizado no último sábado, 23, pela Loteria Federal, já tem os nomes dos possíveis contemplados conhecidos. Este é o segundo Residencial entregue pela administração da prefeita Lucimar Sacre de Campos que em 2016 inaugurou 1.281 casas do Residencial São Benedito, este financiado pelo Banco do Brasil.

Quando assumiu em 2015, cinco residenciais com cerca de 5 mil casas estavam com suas obras paralisadas, por causa de problemas com as empresas construtoras que venceram as licitações.

“Todo um trabalho teve que ser realizado para que as construtoras em dificuldades financeiras, fossem dispensadas ou retomassem as obras. Minha satisfação é poder atender as pessoas que necessitam de um lar para segurança de sua família”, disse a prefeita Lucimar Sacre de Campos.

Ela lembrou que espera ainda em 2019, promover a entrega do terceiro residencial, o Santa Bárbara I, II, III, IV e V etapas com 1.440 unidades,

Além dos 1.000 contemplados, outros 500 que fazem parte do cadastro de reserva também tiveram seus nomes divulgados. No caso, de algum sorteado não cumprir as exigências da Caixa Econômica Federal, ele será então substituído por aqueles do cadastro de reserva.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo, José Roberto Castro Pinto, essa divulgação é a penúltima etapa, antes da assinatura dos contratos dos sorteados com a Caixa Econômica Federal. “Agora é preciso que os sorteados, apresentem os documentos necessários para estarem aptos a assumirem seus financiamentos e suas residências”, disse o titular da Secretaria de Várzea Grande.

José Roberto assinalou que todo o processo de retomada das obras, pré-seleção dos inscritos até o sorteio, seguiu um rito definido em portarias e recomendações tanto do Ministério das Cidades, como do Ministério Público Federal e do agente financeiro, no caso a Caixa Econômica Federal - CEF.

“Apesar de parecer um sorteio complicado, já que utiliza os resultados da Loteria Federal, na realidade, o resultado busca a segurança jurídica e garantia de que o sorteado é que poderá entregar seus documentos e se tornar proprietário do imóvel”, frisou o secretário.

José Roberto Castro Pinto, assegurou ainda que no portal VGHABITA que se encontra no site da prefeita de Várzea Grande (www.varzeagrande.mt.gov.br) se encontra toda a regra, os ditames, os sorteios e a sistemática para se saber através dos números da Loteria Federal que é da Caixa Econômica Federal - CEF, quem foram os sorteados que a partir de agora terão que comparecer a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo de Várzea Grande, no setor Habitação para a entrega dos documentos que serão encaminhados para a Caixa Econômica Federal.

O prazo para o comparecimento é de 11 de março a 12 de abril deste ano no horário das 8 às 12 e das 14 às 18 horas, no endereço Av. Castelo Branco 1.530, próximo a Prefeitura de Várzea Grande.

O sorteio das referidas casas seguiu regra definida pelo Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal e seguiu ritos apreciados pelo Ministério Público Federal e foram subdivididos em três grupos, mais as Pessoas com Deficiência - PCD e Idosos.

Das 1.000 casas, 119 casas foram separadas e atenderam 113 famílias que viviam em área de risco e 06 famílias com crianças com microcefalia.

Das 881 restantes, 60% foram para os inscritos no Grupo I que são aquelas pessoas que atenderam de quatro a seis critérios. 25% para o Grupo II exige de dois a três critérios e 15% para o grupo III com um critério. PCD ficou com 3% e Idosos 10%.

Os critérios estabelecidos foram:

· Mulher chefe de Família;

· PCD - Pessoas com Deficiência;

· Idoso;

· Residente em Várzea Grande mais de 5 anos;

· Inscrições no Minha Casa, Minha Vida posterior a 2009;

· Famílias com mais filhos.

Confira no anexo a lista dos contemplados pelo residencial:

Anexos:

EDITAL Nº003.pdf

EDITAL N°004.pdf

EDITAL Nº005.pdf

EDITAL Nº006.pdf

EDITAL Nº007.pdf

EDITAL N° 008.pdf

EDITAL Nº009 (1).pdf

EDITAL N° 10.pdf





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/37849/visualizar/