Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Quinta - 23 de Maio de 2019 às 20:10
Por: Redação TA c/ Sicom - CBA

    Imprimir


Gustavo Duarte

Com a abertura por etapas do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), o prefeito Emanuel Pinheiro tem intensificado as ações para a reestruturação da Atenção Básica, cujo objetivo é resolver grande parte dos problemas de saúde, evitando a busca pelo atendimento nas emergências dos hospitais.

As unidades da Atenção Básica são compostas por equipes multiprofissionais, formadas por agentes comunitários de saúde, enfermeiro, técnico de enfermagem, médico de família e comunidade, cirurgião-dentista, auxiliar e/ou técnico em saúde bucal.

Nesta semana Pinheiro esteve reunido com o secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Pôssas de Carvalho, os secretários adjuntos, Luiz Gustavo Raboni e João Henrique Paiva, a diretora da Atenção Básica, Miriam Naschenveng, o diretor de Obras da SMS, Wellington Simões, o diretor Administrativo Financeiro da SMS, Oséas Machado, bem como profissionais técnicos da Atenção Básica para discutir os caminhos a serem seguidos a partir de agora.

Durante a reunião o prefeito ouviu os técnicos da Estratégia de Saúde da Família, da Saúde Bucal e da parte de obras para saber do panorama das unidades de Atenção Básica do município. Também ouviu as propostas de melhorias e de inovações que os técnicos levaram para a reunião. No próximo encontro, os profissionais vão fazer apresentações dos projetos sugeridos para serem realizados até o fim da gestão.

A Atenção Básica atende 100% da população cuiabana e quanto mais investimentos realizados, eleva a promoção à saúde, e consequentemente, diminui o número de pessoas que precisam de atendimentos na Atenção Secundária e Terciária. “Esse é o nosso objetivo. Vamos cuidar 100% da saúde preventiva da população cuiabana, investindo na reestruturação completa e na humanização da Atenção Básica. Criando este novo formato de humanização da saúde pública, com prioridade na rede primária, vamos reestruturar a Secundária, dando um novo formato para as UPAs e Policlínicas, enquanto gradativamente, estamos implantando o novo modelo da Terciária com o atendimento em rede do HMC e São Benedito”, explicou o prefeito.

Pinheiro lembrou do compromisso firmado com a população, que é de até o fim da sua gestão entregar uma nova estrutura na saúde pública de Cuiabá.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/38602/visualizar/