Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Segunda - 03 de Junho de 2019 às 22:13
Por: Redação TA c/ Secom-MT

    Imprimir


Foto: Christiano Antonucci

O governador Mauro Mendes recebeu nesta segunda-feira (3) uma das maiores lideranças do mundo, no que diz respeito à defesa dos povos indígenas, o cacique Raoni.

No encontro, o cacique, que é líder do povo caiapó, pediu ações em prol da infraestrutura e educação na região do Xingú e a valorização da cultura dos povos indígenas.

“Foi um grande prazer poder receber hoje o cacique Raoni no Palácio Paiaguás, junto com diversas lideranças e caciques. Durante a reunião pontuamos a situação do Estado, contudo, deixamos claro que tudo que pudermos fazer para ajudar os povos indígenas nós iremos fazer. Nosso objetivo é trabalhar para construir um ambiente nesse Estado que seja bom para todos”, destacou.

Para o cacique, a reunião foi uma indicação de respeito com a população indígena e uma demonstração de que será possível trabalhar em parceria com o governo. “Gostei muito do que o senhor governador falou. Todos nós temos que nos unir e fazer um trabalho em conjunto pelo povo indígena”, ressaltou Raoni.

O cacique também demonstrou preocupação com o avanço do desmatamento em terras indígenas. “Minha preocupação é com as conseqüências disso. O aumento dos ventos, a escassez das chuvas e o aumento nas catástrofes ambientais”, destacou.

O governador acrescentou que, apesar de faltar dinheiro, “o que não falta ao governo é vontade de trabalhar, para que possamos construir alternativas para cada problema desse Estado”.

“Nosso trabalho junto às etnias é pautado em respeitar a cultura e o espaço para que possam desenvolver suas atividades e garantir o ir e vir. Todas as demandas trazidas hoje aqui serão analisadas em um curto espaço de tempo”, disse Mauro Mendes.

A reunião contou com a participação dos deputados Faissal Calil e Dilmar Dal’Bosco, além dos secretários Mauro Carvalho (Casa Civil), Marioneide Kliemaschewsk (Educação), Alberto Machado (Gabinete de Governo) e Marcelo Oliveira (Infraestrutura).





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/38715/visualizar/