Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Terça - 26 de Janeiro de 2016 às 16:33
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


 Diretores de 76 escolas da rede estadual em Cuiabá se reuniram, ontem  (25.01), com o secretário de Estado de Educação, Permínio Pinto, para debater melhorias para a gestão das unidades.  Recém-criado, o colegiado de diretores, formado por 12 membros, apresentou uma pauta com 26 itens considerados prioritários.

Alguns encaminhamentos serão providenciados imediatamente, outros esbarram na legislação e precisam ser estudados. Alguns pedidos estão em andamento, como a possibilidade de instituir o concurso para o profissional de Libras. A melhoria na infraestrutura, a continuidade do ensino de Sistema de Ciclo de Formação Humana e a distribuição de uniformes padrão no início do ano letivo também foram abordadas.

“Estamos todos do mesmo lado, o da educação. Este é o sentimento que todos devem carregar. Quero que todos participem da construção das normativas e portarias que dizem respeito ao nosso trabalho”, frisou o secretário, que reforçou estar aberto ao diálogo. Uma das reivindicações dos diretores trata da autonomia na escolha de seus coordenadores, na aplicação dos recursos e até na escolha dos ingredientes da merenda.

Quanto aos coordenadores, a reclamação é que em alguns casos o ocupante do cargo não segue a mesma linha de trabalho do diretor, o que dificulta o fluxo de trabalho. “Precisamos ter na equipe pessoas de nossa confiança para que não termos que executar o trabalho sozinho”, destacam alguns diretores.

A diretora da Escola Estadual Presidente Médici, Patrícia Carvalho, defende que as questões devem ser analisadas dentro da necessidade de cada escola. Por isso, as deliberações são distintas entre uma e outra unidade.

Outro problema apresentado diz respeito a prorrogar automaticamente a contratação de dois Técnicos Administrativos Escolares no período de matrículas “Este ano na minha escola três técnicos se aposentaram, então fiquei com três a menos na equipe. Foi um sufoco”, disse o diretor de uma escola do Pascoal Ramos, Welson Mesquita de Oliveira. Permínio avaliou que a reivindicação é justa. 

Sobre a liberação da verba de manutenção das escolas, o secretário acertou que o primeiro repasse acontecerá nos primeiros dias de fevereiro.

Os diretores também defendem mais tempo para a sua gestão, alegando que dois anos é pouco tempo.  “Presidente da república, governador, prefeito, deputados, vereadores, todos ficam quatro anos, podendo ser reeleitos. Por que resolvem que o diretor só pode ficar dois anos sem reeleição”, questionaram.

“Temos que pensar a profissionalização da gestão escolar para garantir a proficiência. Somos licenciados, desde 1990 deixaram de oferecer nos nossos cursos condições de supervisor e diretor de escola. E mesmo, que tivéssemos, a complexidade era menor que nos dias atuais. Não tinha pregão para a merenda escolar, drogas, violência e a diversidade. A maior complexidade de se fazer uma gestão está na equipe gestora capacitada”, pontuou o secretário-adjunto de Política Educacional, Gilberto Fraga de Melo, explicando que será implantado a escola para gestores.

Gilberto também não concorda com o mandato de dois anos. Ele cita a possibilidade de mandatos de três anos com reeleição, que ainda precisaria ser estudada.

Gilberto aproveitou a oportunidade e enfatizou que o Estado vai manter o sistema ciclado de ensino. Segundo ele, uma comissão estudou o modelo de concepção e concluiu que “há uma lacuna entre o que foi concebido e o que foi praticado”. As recomendações são para que seja praticado o que foi concebido.

O maior questionamento sobre o modelo é o fato de os alunos não serem reprovados. “Alguém disse que não precisa de avaliação para a progressão dos alunos? Precisa sim, e será no sentido processual para garantir a progressão dos alunos, visando o aprendizado”, explicou Gilberto, reafirmando a avaliação externa que acontecerá neste primeiro trimestre com alunos do 2º, 4º, 6º e 9º do Ensino Fundamental e com o 1º e 2º do Ensino Médio, com o objetivo de ver o que aprenderam no ano anterior para as devidas intervenções.

No final, o ambiente de harmonia e diálogo foi ressaltado pelos participantes. “Foi uma tarde proveitosa, conseguimos ser ouvidos. O diálogo foi entre colegas de trabalho, porque todos somos da educação, visamos melhorias para a comunidade escolar”, destacou Dimas Antônio Silva, presidente do Colégio de Diretores de Cuiabá.

Recursos

Foi garantido que as melhorias de infraestrutura serão atendidas conforme a necessidade das escolas. Permínio Pinto disse que nos próximos dias visitará 11 escolas de Cuiabá e que orientou o setor de infraestrutura escolar da Seduc para estudar o repasse de verbas para manutenção duas vezes por ano.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/3886/visualizar/