Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Segunda - 25 de Janeiro de 2016 às 13:44
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


 A Câmara de Cuiabá realiza nesta quarta-feira às 15 horas uma sessão extraordinária para apreciação de projetos de lei de autoria do Executivo Municipal. No total, os vereadores por Cuiabá devem votar onze mensagens oriundas do Palácio Alencastro.

A convocação partiu do prefeito em exercício Haroldo Kuzai (SD), e foi protocolada na Casa de Leis na última sexta-feira (22). Ela se deve a urgência da mensagem n° 9 que trata sobre a renegociação da dívida do município com a União.

Para que o prefeito Mauro Mendes (PSB), que retornou das férias nesta segunda-feira, consiga efetivar a renegociação é necessária a autorização do Legislativo Municipal por meio da aprovação desta lei, que deve estar sancionada e publicada até o próximo dia 1°, conforme prazo estipulado pelo Governo Federal. Além desta mensagem, os vereadores ainda irão apreciar quatro projetos de lei que dispõe sobre doação de bens públicos municipais.

As proposituras visam garantir a regularização fundiária de quatro escolas estaduais. Também está na pauta de votação à denominação do Parque Tia Nair, bem como a criação do memorial dos bandeirantes.

A convocação extra dos vereadores não tem custo adicional à Câmara de Cuiabá.

IPTU

Um dos projetos polêmicos enviados no final do ano passado pela prefeitura, a revisão da planta de valores genéricos não fará parte da pauta de projetos analisados. O projeto impacta diretamente no valor do IPTU (Imposto Predial, Territorial Urbano), já que o valor venal dos imóveis é base de cálculo para o imposto. Em alguns casos, o reajuste seria superior a 30%.

Chegou a ser cogitado no final do ano passado a convocação de uma sessão extraordinária para analise deste projeto. Contudo, diante do desgaste junto a sociedade e do anúncio do voto de vários vereadores contrários a proposta, a convocação não foi feita e a proposta não foi votada. O projeto só será analisado após o retorno das atividades parlamentares, em fevereiro.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/3935/visualizar/