Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Domingo - 06 de Outubro de 2019 às 19:40
Por: Redação TA c/ Sicom-CBÁ

    Imprimir


Jorge Pinho

Diretores e coordenadores pedagógicos das unidades escolares da rede municipal de ensino participaram esta semana (3), no auditório Maestro China, de mais uma reunião gerencial conduzida pelo secretário de Educação da capital, Alex Vieira Passos e pela secretária-adjunta, Edilene Machado. Mais de 160 profissionais participaram do encontro que avaliou ações e discutiu projetos que deverão ser implementados em 2020.

Entre os temas, o encaminhamento da Lei Orgânica da categoria à Câmara Municipal de Cuiabá que deve acontecer, segundo o secretário Alex Vieira Passos, ainda neste mês de outubro. “A proposta de Lei Complementar dispondo sobre o Plano de Carreira dos Profissionais da Educação já é considerada pioneira. A gestão Emanuel Pinheiro cumpre assim mais um compromisso assumido junto aos profissionais da Educação assegurando direitos, avançando em questões salariais e na valorização dos servidores”, disse o secretário.

Cuiabá é a capital brasileira com o terceiro melhor salário base da categoria. Somados os 3,31% de recomposição salarial, implantados em julho, mais os 3,70% de ganho real, os servidores da Educação terão 7% de reajuste total. Respeitando a lei de Responsabilidade Fiscal e os alertas do Tribunal de Contas de Mato Grosso, o percentual de ganho real será incorporado aos salários dos profissionais no mês de fevereiro de 2020.

O secretario falou também sobre o Concurso Público, o maior já realizado pelo município na Educação e que irá empossar em 2020, novos profissionais à rede – num total de 2002 servidores, e a realização, ainda neste semestre, de um processo seletivo simplificado para o preenchimento de cargos rotativos.

Sobre novos programas, que deverão ser implementados em caráter experimental, como o de segurança eletrônica monitorada ou relacionados aos cuidados de alunos com deficiência, Alex Vieira Passos garantiu que terão a participação dos gestores educacionais e, não trarão prejuízos financeiros aos profissionais. “A prioridade da gestão Emanuel Pinheiro é garantir melhorias na Educação ofertada pelo município. Estamos investindo no pedagógico, na melhoria das unidades, na formação dos profissionais e em medidas que humanizem e valorizem o trabalho realizado por todos”, destacou o secretário.

As reformas, construção e manutenção de unidades também são prioridade. Para trazer maior segurança física a Secretaria iniciará em breve a manutenção preventiva de telhados e sistemas drenantes das unidades educacionais, visando o período das chuvas por meio da liberação de recursos para limpeza de calhas e pequenos reparos.

Além disso, está na fase final de licitação o programa kit telhado que irá beneficiar 60 unidades que junto ao Climatizar é Humanizar, vai trazer melhorias estruturais para as unidades educacionais. “A gestão Emanuel Pinheiro está focada no planejamento dessas ações de forma a avançar ainda mais na Educação. Hoje temos 74% das salas de aulas climatizadas e nossa meta é alcançar, até o fim da gestão, 100% das salas climatizadas. Outro passo importante é a reforma e revitalização de unidades e reconstrução total de outras como a EMEB Ana Luiza Prado Bastos e Ana Tereza Arcos Krause, cujas ordens de serviço já foram assinadas, e as obras já começaram”, ressaltou.

A secretaria-adjunta de Educação, Edilene Machado destacou as ações pedagógicas previstas para este segundo semestre, entre elas a formação dos professores a fim de melhorar a proficiência dos alunos, em todas as modalidades ofertadas pela rede municipal de Educação. “Estamos consolidando uma série de ações voltadas para o pedagógico incluindo a nova Política Educacional do município, fortalecendo o processo ensino aprendizagem sempre com foco nos nossos alunos”, declarou Edilene Machado.

Durante a reunião, o presidente do Conselho Municipal de Educação, Luiz Jorge entregou aos 163 gestores escolares, os documentos de regularização da oferta de educação, de acordo com a etapa e modalidade de ensino oferecida pelas unidades.

Estiveram presentes na reunião os gestores pedagógicos, diretores e coordenadores da Diretoria Geral de Gestão Escolar (DGGE), Comissão Permanente da Organização da Demanda Escolar (CPODE), Plano de Ações Articuladas (PAR), Coordenadoria de Informação e Estatística (DPO), Diretoria de Ensino e da Diretoria Geral Administrativa e Financeira da Secretaria de Educação.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/39750/visualizar/