Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Sexta - 22 de Janeiro de 2016 às 14:33
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


 O Auto da Paixão de Cristo, projeto do Núcleo de Ações Voluntárias (NAV) do Governo do Estado, retorna em 2016 totalmente repaginado. Além da proposta inovadora de inclusão social, produtiva e cultural, o evento reunirá católicos e evangélicos se transformando em um dos maiores eventos ecumênicos do país. A programação está prevista para o período de 23 a 27 de março, no Memorial Papa João Paulo II, em Cuiabá.

Durante reunião com os parceiros, na quinta-feira (21.01), o arcebispo de Cuiabá Dom Milton e líderes do Conselho de Ministros Evangélicos de Cuiabá e Mato Grosso, pastor Oscemário Forte Daltro e apóstolo Jomar Freitas, selaram parceria para divulgação e participação em grupos de trabalho específicos.

Para a primeira-dama do Estado e voluntária do Núcleo de Ações Voluntárias (NAV), Samira Martins, esta é uma importante celebração da fé para os cristãos. "Para nós é uma alegria imensa saber que as igrejas Católica e Evangélica vão somar forças para tornar o Auto da Paixão de Cristo 2016 um evento ainda mais grandioso. Quem ganha com isso é o povo mato-grossense".

A cada cinco anos a igreja católica realiza de forma ecumênica a Campanha da Fraternidade. E 2016 é o ano desta integração, que coincide com a inauguração de um novo formato do Auto da Paixão de Cristo, reunindo as igrejas cristãs.

O espetáculo Auto da Paixão de Cristo tem por objetivo enaltecer a cultura religiosa do povo mato-grossense, oferecendo um evento acessível a toda população. Com uma média de público de aproximadamente 15 mil pessoas por apresentação, o evento retrata a morte de Jesus e convida todos a uma autorreflexão. A entrada será gratuita.

A encenação, a segunda maior apresentação a céu aberto do país, será o maior projeto desse tipo no Centro Oeste em 2016. Para isso, será criada uma cidade cenográfica inspirada em Jerusalém, com urbanização e paisagismo, criando um ambiente voltado para a época de Cristo.

Pelo menos 210 atores estarão envolvidos no espetáculo, sendo 80% deles profissionais da área e 20% de pessoas em situação de vulnerabilidade: egressos do trabalho escravo, refugiados estrangeiros, trabalhadores do aterro sanitário de Cuiabá, adolescentes das Casas Lares, internos de comunidades terapêuticas e adolescentes que cumprem medida socioeducativa. Todos serão remunerados.

O secretário Valdiney de Arruda, titular da Setas, aposta no sucesso do novo formato. “Vamos promover o turismo religioso, a inclusão socioprodutiva do público vulnerável, a economia criativa e ainda estamos unindo evangélicos e católicos em torno deste grandioso evento”.

O primeiro ensaio, sob a coordenação do grupo Cena Onze, ocorrerá no sábado (23.01), a partir das 14 horas, no Colégio Master, na Capital.

Nesta edição, o Auto da Paixão de Cristo será realizado com recursos a serem captados por meio da Lei Rouanet e contrapartida do Governo do Estado. O evento ainda contará com feira de artesanato e gastronomia, espaço lúdico, espaço religioso, área de convivência, palco para shows gospel e outras apresentações culturais.

Parceiros

O evento será realizado pelo Núcleo de Ações Voluntárias (NAV) em parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas); Cultura, Justiça e Direitos Humanos, Desenvolvimento Econômico, Gabinete de Comunicação; Fiemt; Senac; Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores (AMAD); Arquidiocese de Cuiabá; TV Centro América; Acrismat; Juizado da Infância e da Adolescência de Cuiabá; Federação da Indústria de Mato Grosso (Fiemt); Grupo Cena Onze; e outros que ainda vão confirmar adesão.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/3983/visualizar/