Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Sexta - 22 de Janeiro de 2016 às 09:17
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


 A Secretaria de Estado das Cidades (Secid) recebeu na quarta-feira (20.01) primeiro projeto que prevê obras de drenagem no Córrego do Barbado, em Cuiabá. O trabalho entregue compreende ações no viaduto Jornalista Clóvis Balsalobre de Queiroz - o viaduto da UFMT. O estudo, que foi solicitado pela Secid devido aos históricos problemas alagamentos na região, é resultado de um convênio com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

O projeto compreende a primeira fase dos serviços de drenagem que necessitam ser realizados no local. Na próxima semana, a UFMT apresenta a planilha orçamentária da obra de drenagem. Atualmente, os técnicos da instituição federal atuam na segunda fase do projeto. De acordo com a UFMT, a entrega do próximo produto deve acontecer até julho deste ano.

Ao todo, a Secid está investindo R$ 616.410,62 nas duas fases do convênio. O valor será cobrado posteriormente do Consórcio VLT, atual responsável pelo viaduto construído na avenida Fernando Correa da Costa.

De acordo com o secretário de Estado das Cidades, Eduardo Chiletto, com a entrega do primeiro projeto e a planilha orçamentária, a etapa seguinte será a realização de licitação para contratar empresa especializada. A contratação deve acontecer de forma emergencial, devido à vistoria realizada pela Defesa Civil de Mato Grosso. O relatório aponta a necessidade de intervenções no local para ampliar a segurança e mobilidade da população.

Conforme levantamento realizado pelos técnicos, atualmente o lançamento das águas no córrego acontece por meio de dois tubos de 1.000 milímetros. Dessa forma, o escoamento não ocorre de forma eficiente, fazendo com que o vasão da água seja de apenas 5,3 metros cúbicos por segundo. Com a execução do projeto, os tubos serão substituídos por um bueiro celular com dimensões de 3 metros por 1,5 metro, aumentando a capacidade de escoamento em 30 metros cúbicos por segundo. Outra ação a ser executada é a limpeza dos bueiros existentes no local. 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/3994/visualizar/