Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
HABITAÇÃO
Sexta - 22 de Janeiro de 2016 às 08:55
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


 A Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária da Prefeitura de Cuiabá elaborou o Projeto Técnico Social (PTS) do  Residencial Nico Baracat I. A iniciativa busca desenvolver ações socioeducativas, promover a participação e envolvimento das 360 famílias que irão morar naquele o residencial.  

O projeto foi entregue esta semana ao prefeito em exercício, Haroldo Kuzai pelo secretário-adjunto Erivelto Vieira. O objetivo do PTS é  também fortalecer hábitos e princípios de educação sanitária, ambiental e patrimonial, das famílias beneficiadas no Programa Minha Casa Minha Vida.

De acordo com Erivelto Vieira, a pasta tem responsabilidade de acompanhar a pré, durante e pós ocupação das casas. “O projeto é de extrema importância para população, buscando a qualidade de vida dessas famílias, com as intervenções e projetos de inclusão, assegurando o acesso às informações, oficinas temáticas, corte e costura, confeitaria e vários outros serviços para melhorar o desenvolvimento comunitário”, disse.

O secretário-adjunto ressaltou que a execução do PTS reflete no município, pois as pessoas passam a cuidar da sua casa, e com isso o município tem um ganho, pelo fato de manter a estrutura que já foi aplicada, zelando pelos equipamentos que foram implantados e nas manutenções diárias.

“Na atual gestão foram garantidos a maior quantidade de projetos técnicos sociais, inclusive recuperamos cinco PTS de gestões passadas, e hoje trabalhamos e conseguimos garantir o recurso”, completou a diretora de habitação

Segundo informações da diretora de Habitação, Hélida Costa e Silva, o recurso federal destinado para o PTS do Residencial Nico Baracat I é de R$ 324 mil, valor referente á 1,5% do total da obra. “É constitucional a obrigatoriedade de até 2% do valor do empreendimento aos projetos técnicos sociais. Nessa gestão já elaboramos 17 projetos, desses, 5 já estão em execução”, frisou Hélida.

Em Cuiabá os residenciais onde foram feitos o Projeto Técnico Social são: Jonas Pinheiro I e II, Altos do Parque I, Francisca Loureiro Borba e o PTS do Programa de Aceleração e Crescimento (PAC 2) que inclui o Dr. Fabio II, Altos da Serra II, Jonas Pinheiro III, melhorias habitacionais e construção de casas.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/3996/visualizar/