Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Segunda - 11 de Janeiro de 2016 às 13:33
Por: Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


Michel Alvim
José Jacinto de Siqueira Arruda, o Jejé de Oyá.
José Jacinto de Siqueira Arruda, o Jejé de Oyá.
O prefeito em exercício, Haroldo Kuzai, decretou luto oficial de três dias em razão do falecimento, na manhã desta segunda-feira (11), do colunista social José Jacinto de Siqueira Arruda, o Jejé de Oyá. Durante mais de 30 anos, foi um dos mais importantes colunistas sociais da imprensa mato-grossense, trabalhando em vários veículos de comunicação da capital. Jejé morreu de parada cardiorrespiratória.

Ele foi levado da clínica geriátrica onde estava internado para o Pronto Socorro Municipal, mas já chegou morto.

Jejé nasceu em Rosário Oeste e veio para Cuiabá com apenas quatro anos de idade, onde foi adotado por uma tradicional família cuiabana. Estudou no Colégio São Gonçalo e Escola Técnica Federal.

No final da década de 60, ingressou no jornalismo com o pseudônimo de Dino Danuza. Pelo fato de ser negro e homossexual assumido sofreu muitas discriminações, mas soube vencer as resistências e conseguir seu espaço junto à sociedade. Por muitos anos tornou-se uma figura indispensável nos principais acontecimentos sociais da capital mato-grossense.

Foi também durante muitas décadas umas das principais figuras do carnaval cuiabano, seja nos desfiles de rua ou nos clubes, onde desfilava com luxuosas fantasias confeccionadas por ele mesmo, graças à habilidade conseguida no curso de alfaiataria na Escola Profissional Salesiana. Na alfaiataria Jejé iniciou costurando roupas sacerdotais. Costurou para personalidades religiosas como dom Aquino Corrêa e dom Orlando Chaves.

Nos anos 90, o jornal Diário de Cuiabá fez uma enquete e por maioria do povo cuiabano, Jejé Oyá foi eleito a personalidade que tinha a cara da cidade. Era funcionário aposentado da Receita Federal, onde trabalhou por 24 anos.

Confira a íntegra do decreto.

Decreto nº  5.943 de 11 de JANEIRO de 2016

DECRETA LUTO OFICIAL DURANTE TRÊS DIAS NO MUNICÍPIO DE CUIABÁ – MT, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

O Prefeito Municipal de Cuiabá-MT, no uso de suas atribuições legais, e Considerando o profundo sentimento de pesar do povo cuiabano pelo passamento do Senhor José Jacinto Siqueira de Arruda (Jejé de Oyá), nesta segunda-feira (11/01/2016), aos 90 (noventa) anos, vítima de parada cardíaca.

Considerando ainda que foram relevantes os serviços prestados,  como alfaiate, carnavalesco, servidor público federal, e, colunista social, onde deixou sua marca. Suas peculiaridades e a acidez nos textos que publicavam nas colunas sociais de jornais da região, como o Diário de Cuiabá, fizeram com que seu nome ficasse marcado entre as famílias da alta sociedade, assim como entre as mais populares.

DECRETA:

Art. 1º Fica declarado Luto Oficial no Município de Cuiabá – MT, por 03 (três) dias, a partir desta data pelo falecimento do Senhor José Jacinto Siqueira de Arruda (Jejé de Oyá).

Art. 2º Este decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Palácio Alencastro, em Cuiabá (MT), 11 de janeiro de 2016.

Haroldo Yukio Alves Kuzai
Prefeito Municipal em exercício de Cuiabá





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/4124/visualizar/