Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Segunda - 25 de Maio de 2020 às 23:43
Por: Redação TA c/ Sicom-CBA

    Imprimir


Luiz Alves
Luiz Alves

A Procuradoria Geral do Município (PGM) e Controladoria Geral do Município (CGM) oficializaram à Rede de Controle de Gestão Pública o convite para conhecer as unidades municipais de saúde utilizadas no combate ao novo coronavírus (Covid-19). A medida segue uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, reconhecendo o importante trabalho realizado pelos órgãos de controle que compõem o grupo.

A ideia é que a organização faça uma visita ao Hospital Referência, instalado no antigo Pronto Socorro de Cuiabá, e a Unidade de Pronto Atendimento Drº Jony Soares Ramos (Upa Verdão) que, neste momento, atua como unidade de retaguarda. O ato tem como objetivo apresentar o trabalho que o Município vem realizando no combate à pandemia e, ao mesmo tempo, fortalecer as atividades de fiscalização executado pelas entidades.

Durante a vistoria, os membros da Rede de Controle terão a oportunidade de conhecer os 225 leitos (170 de enfermaria e 55 de UTIs) do Hospital Referência que, seguindo o princípio da economicidade e zelo aos recursos públicos, foi montado utilizando-se de uma estrutura já existente. O mesmo procedimento poderá ser feito nos 26 leitos da Upa Verdão, que já foi simbolicamente inaugurada, mas está destinada ao atendimento dos casos de Covid-19.

“A Rede de Controle faz um excelente trabalho no campo da fiscalização da gestão pública e na consolidação das ações de controle. A PGM e CGM representam a Prefeitura dentro desse grupo e queremos estreitar ainda mais essa relação, principalmente nesse enfrentamento ao coronavírus. O que a Rede poderá verificar é que, nesse período, não só atuamos na prevenção como também nos preparamos para a fase de mitigação”, comenta o prefeito.

O ofício foi encaminhado à coordenação da organização e assinado pelo procurador-geral do Município, Marcus Brito, e pelo controlador-geral do Município, Carlos Roberto da Costa. Nele, é destacado que Cuiabá está entre as capitais com menor número diário de novos casos e também de óbitos em decorrência da Covid-19. Além disso, ocupa a terceira colocação entre as capitais com mais leitos por 100 mil habitantes.

A REDE

A Rede de Controle da Gestão Pública de Mato Grosso é composta por órgãos como o Tribunal de Contas do Estado (TCE), Tribunal de Contas da União (TCU), Ministério Público Estadual (MPE), Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público de Contas (MPC), Controladoria Geral da União (CGU), Controladoria Geral do Estado (CGE), Procuradoria Geral do Município (PGM), Controladoria Geral do Município (CGM), Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU-MT), entre outros.

Conforme o regimento interno, o colegiado tem como principais objetivos desenvolver ações direcionadas à fiscalização, ao fortalecimento e a transparência da gestão pública e combate à corrupção, bem como estimular o controle social, conscientizando a sociedade do necessário exercício permanente da cidadania.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/41289/visualizar/