Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Quarta - 17 de Junho de 2020 às 00:39
Por: Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


Foto: ANGELO VARELA / ALMT
Foto: ANGELO VARELA / ALMT

Tramita na Assembleia Legislativa uma proposta do deputado Max Russi para a implementação de uma bonificação aos agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias, ACSs e ACEs, de Mato Grosso. Um pedido, para que essa cobrança seja fortalecida, foi formalizado ao parlamentar pelo vereador de Jaciara, Tiago Pereira, no início da semana. Russi assegurou que vai reforçar a solicitação ao governo do estado.

O deputado esclareceu que a intenção da Indicação nº 1368/2020 é dar melhores condições ambas as categorias, através de uma gratificação. “Nós precisamos que o governo do estado ajude e viabilize essa bonificação aos agentes, que também estão na linha de frente do combate a covid-19. Esse seria ainda um reconhecimento a essas pessoas que, costumo dizer, são a ponta da lança da saúde pública. Eles desenvolvem um trabalho fundamental e que está sendo vital para esse combate a esse vírus”, argumentou.

De acordo com o vereador Tiago, Jaciara conta hoje com 91 profissionais, sendo 19 deles atuando na função de ACE e 72 de ACS. “Viemos pessoalmente pedir esse reforço ao deputado Max, quem tem lutado muito pela categoria. Ele nos garantiu que continuará essa luta, para que o governo do estado se sensibilize com esses trabalhadores, que precisam muito deste incentivo”, esclareceu.

Conforme os últimos levantamentos, o Estado atualmente conta com cerca de oito mil profissionais, entre ACSs e ACEs atuando nos 141 municípios. Para o deputado Max Russi, um trabalho que tem sido indispensável nos tempos atuais.

“O nosso estado possui aproximadamente 3,5 milhões de habitantes. Imagine o quanto esses agentes precisam se desdobrar para atingir o melhor resultado possível. Muitas pessoas ainda precisam de todas as orientações possíveis e esses profissionais estão à postos, desempenhando esse papel fundamental”, ressaltou,





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/41462/visualizar/