Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Sexta - 18 de Dezembro de 2015 às 11:11
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


 A deputada estadual Janaina Riva (PSD), durante sessão extraordinária ocorrida na tarde desta quinta-feira (17/12), mais uma vez se posicionou contra o voto no afogadilho do novo formato do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab). Segundo ela, o governo teve quase um ano para enviar a mensagem aos deputados e agora faz pressão para aprovação.

"Não consigo entender essa mensagem de urgente urgentíssimo porque desde fevereiro estamos aguardando o Fethab chegar aqui na Casa. O governo havia pedido 45 dias para apresentar a mensagem para essa Casa, pediram inclusive a contribuição da AMM que ao final sequer foi chamada para ser ouvida. A instituição precisou oficiar os deputados estaduais para que os prefeitos fossem ouvido", defendeu.

Na tribuna, a parlamentar chegou a se emocionar ao lembrar que a reformulação da lei em prol dos municípios foi um dos maiores legados que o pai dela, ex-deputado José Riva deixou a esse estado enquanto parlamentar.

"Quando eu falo do Fethab chego a me emocionar porque na minha opinião é o maior legado que meu pai deixou para esse estado. As mudanças ocasionadas pelo Fethab são visíveis em todos os municípios de Mato Grosso. Eu tenho muito orgulho de ser filha desse homem que mudou a realidade das estradas mato-grossenses. O que nós estamos questionando aqui é uma mudança nessa legislação que por mais que falem que não muda e que não vai prejudicar os municípios, mas as prefeituras vão assumir 30 mil quilômetros a mais de estradas com o mesmo valor de recurso. Então eu acredito que isso não possa ser votado em regime  urgente urgentíssimo, nó temos que ouvir os prefeitos desse estado que são quem de fato têm propriedade para falar do assunto e é por isso que eu vou acompanhar o meu colega Zeca Viana no pedido de vista ao projeto do Fethab", declarou.

Mesmo após a sua fala, os demais deputados aprovaram a votação do projeto em regime de urgência, porém além de Janaina e de Zeca Viana, outros deputados como José Carlos do Pátio, já anunciaram que também vão pedir vista ao projeto de lei. Os parlamentares querem com isso que ampliar os debates sobre o assunto e que a votação seja feita apenas após o recesso. 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/4260/visualizar/