Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍCIA
Sexta - 18 de Dezembro de 2015 às 08:03
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


 Vinte três membros de uma organização criminosa responsável por 90% dos roubos em comércios de  Cuiabá são alvos da operação Mercatore, deflagrada na manhã desta sexta-feira (18.12), pela Polícia Judiciária Civil, em investigações da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) da Capital.  A ação é parte do plano da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), para enfrentamento aos crimes de roubos ocorridos na região metropolitana.

Delegados, investigadores e escrivães estão desde às 6 horas da manhã em bairros de Cuiabá e Várzea Grande para o cumprimento de 11 mandados de prisão preventiva, 12 conduções coercitivas para interrogatórios e 34 buscas e apreensão, que serão feitas em residências e empresas.  As ordens judiciais foram expedidas pela Vara do Crime Organizado de Cuiabá.

As investigações da Delegacia de Roubos e Furtos, iniciadas há um ano, apontam que a organização criminosa movimentou cerca de R$ 1,6 milhão, em 60 dias. Trata-se de uma organização criminosa que se dedica a prática de lavagem de dinheiro, roubos, furtos, receptação qualificada, estelionato, corrupção, citou alguns dos crimes a delegada titular da Derf, Elaine Fernandes da Silva.

Uma curiosidade descoberta recentemente nas investigações é que um dos integrantes da quadrilha chama o chefe de Pai, se inspirando na novela a Regra do Jogo.

Participam da operação equipes policiais da Diretoria de Inteligência, Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Cuiabá e Derf de Várzea Grande, Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos Automotores (Derrfva), Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DDM), Delegacia do Consumidor (Decon), Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Deddica), 3ª Delegacia de Polícia, Delegacia de Santo Antônio do Leverger, Delegacia de Chapada dos Guimarães, Delegacia de Rosário Oeste.

A operação também conta com apoio de um helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPaer), da Segurança Pública.

Mercatore - vem do Italiano e significa comerciante, mercancia, aquele que media e age como  intercessor, traficante.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/4277/visualizar/