Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Quinta - 17 de Dezembro de 2015 às 15:29
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


 O deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR) apresentou, nesta quarta-feira (16), o Projeto de Emenda Constitucional (PEC), no qual insere o transporte público e a moradia em direito social. A proposta altera o artigo 13 da Constituição do Estado de Mato Grosso.

A proposta ainda precisa ser votada em dois turnos no plenário, antes disso passará pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa para análise do mérito.

Na justificativa da proposta, Pinheiro argumenta que o transporte público e a moradia devem ser incluídos como garantia fundamental dos cidadãos, pois é necessário para o acesso a bens e serviços essenciais.

"O transporte, notadamente público, cumpre função social vital, uma vez que o maior ou menor acesso aos meios de transporte pode tornar-se determinante à própria emancipação social e ao bem-estar daqueles segmentos que não possuem meios próprios de locomoção", argumentou o parlamentar.

Caso o texto seja aprovado em definitivo, o transporte passará a ser mais um direito social garantido pela Constituição estadual. Hoje a Constituição estabelece como direito social educação, saúde, alimentação, trabalho, moradia, lazer, segurança, previdência social, proteção à maternidade e à infância e assistência aos desamparados.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/4285/visualizar/