Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
COMUNICAÇÃO
Quinta - 17 de Dezembro de 2015 às 09:29
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


 Novos recursos disponíveis no Portal da Transparência facilitam o acesso às informações com gastos públicos e detalhamento dos salários dos servidores do Governo de Mato Grosso. Agora, os cidadãos podem verificar demonstrativos, rendimentos, despesas com diárias, verbas indenizatórias entre outros gastos com apenas três cliques.

Os gastos com pessoal podem ser visualizados no portal www.transparencia.mt.gov.br, na seção Gestão de Pessoas e Previdência. Além das despesas por secretaria, também é possível ver os detalhamentos por servidor, com o número como salário bruto, diárias, verbas indenizatórias, férias e adicionais.

Para ver os detalhamentos por servidor basta clicar na subseção “Remuneração Detalhada” e inserir o nome, CPF ou número de matrícula do servidor a ser buscado.

Conforme a secretária de Transparência e Combate à Corrupção, Adriana Vandoni, desde o início da gestão o governo vem tentando implementar este sistema para dar ainda mais transparência ao uso da máquina pública.

Segundo a secretária, o Portal ainda não está completamente pronto, mas essas pequenas melhorias já fizeram com que o Estado se destacasse como um dos três mais transparentes do país, com uma nota de 9,5, conforme apontou uma pesquisa do Ministério Público Federal (MPF).

A avaliação levou em consideração se os governos contavam com informações sobre transparência na internet, se os sites continham ferramentas de pesquisa de conteúdo que permitisse o acesso à informação, receitas nos últimos seis meses, licitações e contratos, prestações de contas (relatório de gestão) e funcionalidades das ferramentas dos sites.

Segundo a secretária, o Estado tem trabalhado arduamente para promover a transparência ativa, que verifica se os cidadãos conseguem acessar os conteúdos de boas práticas de transparência, como é o caso da divulgação de remuneração individualizada por nome do agente público e divulgação de diárias e passagens por nome de favorecido. Porém, agora cabe ao cidadão participar mais ativamente deste processo.

“A transparência por si só não é uma ferramenta de combate a corrupção. Ela só vira uma ferramenta, efetivamente, quando o cidadão passa a fiscalizar. Nós estamos provendo estes recursos, mas, cabe ao cidadão nos ajudar neste processo”.

Transparência

No início de 2015, o governador Pedro Taques mudou a forma de divulgar as ações de transparência pública. Anteriormente, o serviço estava a cargo da Secretaria de Estado de Planejamento, contudo este ano o Portal Transparência passou a ser alimentado pelo GTCC. O Portal também ganhou destaque no site insitucional do governo, www.mt.gov.br, justamente para facilitar a vida dos mato-grossenses.

De acordo com a secretária, o objetivo é aprimorar cada vez mais as informações fornecidas pelo Portal, o Comitê de Transparência, formado pelo Gabinete de Comunicação, Controladoria Geral do Estado, Secretaria de Planejamento e Cepromat tem debatido amplamente maneiras de melhor o fluxo. Secretarias, gabinetes e órgãos da administração também têm sido incentivados a divulgar os dados no portal, para ampliar a rede de acesso. 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/4304/visualizar/