Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Quarta - 16 de Dezembro de 2015 às 09:05
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


 Muita disposição e exemplos de superação marcaram o 10º Festival de Natal da Pessoa Idosa, realizado pela Prefeitura de Cuiabá, no Cenarium Rural, na segunda-feira (14). Mais de 600 idosos atendidos nos quatro Centros de Convivência participaram do evento, organizado pela primeira-dama Virginia Mendes e que teve apresentações de corais, dança e artesanatos.

A programação teve início com as apresentações de oito corais, que encantaram a todos com músicas populares brasileiras. Ao todo, cerca de 800 pessoas prestigiaram o festival. Convidados e familiares, além dos idosos, também participaram de sorteios de presentes, entregues pelo Papai Noel e, ao final, apreciaram cantatas de Natal com a união de todos os corais.

Para Luiza de Souza Oliveira, 76 anos, a música salvou sua vida. Ela se apresenta há 10 anos com o Coral Mestre Albertino. “Canto desde criança, pois venho de uma família de evangélicos. Não estaria viva hoje se não fosse o coral. Esqueço todas as dores do corpo quando avisam que terá ensaio. É minha alegria”, contou.

Quem também mostrou muita disposição foi Francisco da Silva Moraes, 77 anos. Ele sempre participa dos bailes realizados no CCI João Guerreiro. “Comecei frequentando o CCI e fazendo todas as atividades, mas hoje só quero dançar”, disse o aposentado, que disputou a final do “Dança dos Idosos” ao som do xote.

O campeonato de dança foi o ponto alto do festival e garantiu toda a animação. Doze casais, três de cada CCI, disputaram troféus ao som do xote, rasqueado e vanerão. Aos jurados cabia dar notas de um a cinco para cada casal, observando ritmo e animação.

Tiveram as notas mais altas no xote o casal Wanderley e Maria Rodrigues, do CCI Maria Inês, no rasqueado, Sebastiana e Isaias, do CCI Aidee Pereira, e no vanerão, Ataíde e Izaura, do CCI João Guerreiro.

O secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Júnior, explicou que a festa foi o resultado de todas as atividades desenvolvidas ao longo do ano com os idosos nos Centros de Convivência.

“Atendemos mais de 1.200 idosos nos Centros e esta é uma oportunidade para que eles mostrem o que aprenderam e desenvolveram aos familiares e amigos. É um momento de festa e alegria e todos estão de parabéns por esta realização”, afirmou José Rodrigues.

Para o secretário, experiências como essa também estimulam o poder público a adequar as políticas públicas para que os idosos sejam cada vez melhor atendidos. “A expectativa de vida é cada vez maior e temos que pensar em como atender essa população oportunizando cada vez mais atividades em diversas áreas, como saúde, cidadania, lazer e cultura”, pontuou.

Entre as atividades desenvolvidas, foram expostos os artesanatos feitos pelos idosos, como origami, pintura em panos de prato, arranjos florais feitos em biscuit. Além das aulas de dança, ginástica e fisioterapia, os idosos puderam mostrar a desenvoltura adquirida com estas atividades em uma apresentação com diversos ritmos musicais, na coreografia do professor Rodinei Barbosa.

A convivência no CCI Padre Firmo e no Coral Coração de Mãe, trouxe para a professora aposentada, Elza Boaventura, 75 anos, a recuperação de um cateterismo. “Faço muita ginástica e troco ideias. Isso mantém a mente sã no corpo são. É muito bom”, ressaltou.

Na entrada do evento, os participantes entregaram brinquedos educativos e jogos infantis que serão destinados às crianças atendidas pelo Programa Siminina e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Os presentes serão entregues em uma grande festa de Natal que será promovida às crianças no próximo dia 21, no ginásio Dom Aquino, com brincadeiras, guloseimas e a presença do Papai Noel.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/4337/visualizar/