Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Sexta - 11 de Dezembro de 2015 às 13:15
Por: Da Redação TA/com Assessoria

    Imprimir


Agravada pelas sucessivas greves do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a falta de bancas examinadoras para emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNHs) nas cidades do interior do estado, cuja formação depende de peritos oriundos da capital, tem gerado acúmulo de processos e inúmeros problemas para os condutores, principalmente os jovens em formação.  O tema tem  preocupado o deputado Dilmar Dal’ Bosco (DEM), que, em busca de uma solução imediata, reuniu-se, nesta quinta-feira (10), com o secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques.

De acordo com Dilmar,  apenas duas bancas examinadoras foram montadas em cidades do interior no ano de 2015, quando o número mínimo estabelecido em anos anteriores eram de quatro exames. Para agilizar a emissão dos processos Dilmar sugeriu ao gestor parcerias com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e com a Polícia Militar.

Outra sugestão feita pelo parlamentar,  diz respeito a aplicação da prova teórica pelos diretores das Ciretrans, reduzindo o tempo de permanência dos instrutores no interior. Sensibilizado, Paulo Taques solicitou que  Dal’ Bosco apresente  as demandas  ao presidente do Detran, Rogers Elizandro Jarbas,  em uma reunião na Casa Civil,  com data a ser definida.

“Existem processos acumulados de anos anteriores e a situação se agravou  com o contingenciamento  financeiro, que restringiu o pagamento de diárias, além, é claro, das  recorrentes  greves no Detran. A demora fez com que inúmeras autoescolas do interior fechassem suas portas. É necessário uma ação imediata para evitar o caos”, cobrou o democrata.

UNEMAT SINOP  -  O parlamentar aproveitou a reunião para cobrar demandas em atraso apresentadas no ano de 2015, entre as quais o repasse de R$400 mil destinadas a reforma e ampliação da Universidade do Estado de Mato Grosso, campus de Sinop.

O projeto, idealizado pela Empresa Jr de Engenharia Civil e Elétrica, prevê a reforma do telhado do anfiteatro, ampliação do laboratório de solos, manutenção e reparo de piso, reparo estrutural do telhado de salas de aula, drenagem pluvial e pintura externa.

Paulo Taques reafirmou seu compromisso com a Unemat de Sinop  e  justificou que a demora no repasse  é decorrente de problemas financeiros enfrentados pelo Estado, mas comprometeu-se quitar os débitos no início de 2016. O ajustamento da verba, segundo ele, já estaria sob responsabilidade do secretário de Planejamento Marcos Marrafon.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/4430/visualizar/