Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Terça - 20 de Julho de 2021 às 21:18

    Imprimir


Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT
Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi (PSB), participou, na segunda-feira (19), de reunião com o governador Mauro Mendes (DEM), no Palácio Paiaguás, para avaliação da apresentação de um edital público para construção de ferrovia estadual que vai ligar os municípios de Rondonópolis à capital Cuiabá e às cidades de Lucas do Rio Verde e Nova Mutum, no norte do estado por meio de dois ramais.

Max, que esteve presente na assinatura da ordem de serviço para a elaboração de projetos e execução do Contorno Norte de Cuiabá e Várzea Grande, no sábado (17), com a presença do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, onde foi garantido o início dos serviços para a elaboração de projetos e execução da obra conhecida como rodoanel, aproveitou a oportunidade para pedir que o governo federal agilize a chegada dos trilhos da Ferrovia Senador Vicente Vuolo, a Ferronorte, até Cuiabá - para impulsionar o desenvolvimento logístico de Mato Grosso. “Quando melhoramos a logística de nosso estado, damos condições ao nosso produtor, aprimoramos a balança comercial do país e damos melhores condições de vida ao nosso povo”, justificou o parlamentar, que ainda no sábado cobrou do ministro Tarcísio mais agilidade do governo federal para a conclusão da Ferronorte. “Ele nos garantiu que em agosto deste ano as obras terão início. Precisamos nos conectar aos grandes centros”, avaliou.

A Rumo, empresa responsável pela concessão da ferrovia federal que liga Rondonópolis ao porto de Santos (SP), já manifestou interesse no projeto que envolve um trajeto de cerca de 730 quilômetros.

Segundo o governo mato-grossense, o projeto tem previsão de ser concluído em sete anos e deve envolver investimentos da ordem de 12 bilhões de reais. A licitação usará o modelo de regime privado, por meio do qual o investidor assume todo o risco do projeto. A concessão terá prazo de 45 anos de operação.

Hoje, a concessão da ferrovia que liga Sudeste e Centro-Oeste é da Rumo Logística. São 755 km de extensão, passando pelos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, ligando Santa Fé do Sul (SP) à Rondonópolis. Desde 2020, a Rumo vinha indicando interesse em participar de uma extensão da malha ferroviária em Mato Grosso, para interligar regiões do estado à malha federal.

O presidente Max Russi reforçou a parceria integral do Parlamento às ações de melhorias das estradas mato-grossenses e assegurou recursos da ALMT como complemento do aporte financeiro para a efetivação das obras de infraestrutura. Parabenizou a união entre os poderes e ressaltou que o estado é o principal produtor de soja no país e primeiro na produção de grãos. “Investimentos na infraestrutura de ferrovias são essenciais para baixar custos de produtos e aumentar as exportações nacionais”, concluiu o presidente da Assembleia.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/44417/visualizar/