Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
GERAL
Quinta - 21 de Outubro de 2021 às 22:14
Por: Redação TA c/ Detran-MT

    Imprimir


Modelos de placas Mercosul - Foto: Gilia Amaral/Detran-MT
Modelos de placas Mercosul - Foto: Gilia Amaral/Detran-MT

A abertura do processo para a troca de Placa de Identificação Veicular (PIV) para o padrão Mercosul pode ser feita pelo aplicativo MT Cidadão. Para iniciar a solicitação, basta realizar o download do aplicativo no smartphone, fazer o cadastro inicial, acessar o menu “serviços”, clicar na aba “veículos”, em seguida “troca para Placa Mercosul”. A opção aparece somente para os veículos que ainda não fizeram a troca da placa para o padrão Mercosul, ou seja, que ainda estão com a placa cinza.

Após preencher os dados solicitados e pagar as taxas, o cidadão deve agendar, no próprio aplicativo, o horário e local para fazer a vistoria veicular. O serviço de vistoria é realizado de forma presencial. Desde que entrou em vigor em Mato Grosso, em 17 de fevereiro de 2020, já foram emplacados mais de 500 mil veículos no padrão Mercosul.

Conforme a Resolução nº 780/2019 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o novo modelo de placa é obrigatório para os seguintes casos:

- Primeiro emplacamento do veículo;

- Substituição de qualquer das placas em decorrência de mudança de categoria do veículo;

- Furto, extravio, roubo ou dano da referida placa;

- Mudança de município ou de Unidade Federativa;

- Necessidade de instalação da segunda placa traseira, perda ou dano no lacre.

O proprietário de veículo que desejar fazer a troca voluntária para o novo modelo de placa também poderá fazer o emplacamento.

Locais de compra da nova placa

No site oficial do Detran-MT está disponível a lista com o nome, endereço, número para contato e e-mail das empresas que já estão credenciadas pelo órgão de trânsito a realizar o emplacamento no padrão Mercosul. CONFIRA AQUI

MT Cidadão

Recentemente o Detran-MT ampliou a oferta de serviços de forma online através do aplicativo MT Cidadão. Com isso, a expectativa do órgão é de reduzir em até 90% a procura pelos serviços de maneira presencial nas unidades em todo Estado.

“A tendência é que as pessoas busquem cada vez mais serviços de forma online, pela comodidade e praticidade de não ter que sair da sua rotina e nem deslocar a unidades do Detran. A ampliação dos serviços no aplicativo é apenas o início de um processo de modernização para tornar a autarquia cada vez mais digital”, destacou o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos.

Mais de 15 serviços do Detran estão disponíveis no aplicativo MT Cidadão. Entre eles estão:

- Renovação da CNH;

- Emissão do Licenciamento;

- Abertura do processo de transferência de propriedade;

- Primeiro emplacamento;

- Mudança de município;

- Segunda via do CRV;

- Inclusão de financiamento;

- Baixa de financiamento;

- Abertura de requerimento para atividade remunerada (EAR);

- Requerimento para condutor PCD;

- Emissão de certidão do condutor.

E muitos outros.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/45076/visualizar/