Assistência Social cadastra usuários do Restaurante Popular e enquadra no perfil socioeconômico para utilização
Como explica a fiscal de Contratos e Convênios da secretaria, Dulcelina S. F. Lima Silva, essas iniciativas são imprescindíveis para a manutenção dos serviços do Restaurante Popular, que atende grande faixa de pessoas em situação de vulnerabilidade social e que seguem critérios.
"O Restaurante Popular é terceirizado, mas administrado pela Secretaria de Assistência Social de Várzea Grande. O contrato foi feito entre o município, representado pela secretaria, e o Buffet Wilma Lacerda. Enquanto fiscal desse contrato, cabe à Pasta saber se as cláusulas contratuais estão sendo cumpridas de acordo com aquilo que foi compactuado. Isso inclui cardápio, com arroz, feijão, duas guarnições, salada, suco e carne vermelha ou de frango, além de água mineral. Também fiscalizamos normas de segurança alimentar e limpeza do próprio ambiente", explicou a técnica.
Ela disse que a contrapartida do governo federal é com referência à construção do prédio do restaurante, mais utensílios de cozinha (fogão, panela e outros equipamentos). A manutenção do prédio (luz, água, encargos) e o subsídio da alimentação (50%) disponibilizada no Restaurante Popular são de responsabilidade do município e os outros 50% dos usuários. "A intenção da prefeita Lucimar Campos é fazer com que esse estabelecimento seja mantido com recursos próprios e cumprindo os requisitos do programa federal. As providências adotadas evitam seu fechamento e consequente prejuízo de centenas de pessoas que têm ali sua única fonte alimentar, a baixo custo", citou.
Dulcelina Lima ainda adiantou que a intenção da secretária de Assistência Social, Kathe Maria K. Martins, é implantar a catraca eletrônica no Restaurante Popular a partir de 2016. Cada usuário terá assim seu cartão magnético. "A secretária adiantou que este projeto será anexado ao Plano de Ação da Secretaria para 2016, que é feito agora, em dezembro. Isto viria facilitar em muito o trabalho dos funcionários, reduzindo filas e tempo de atendimento para o usuário ter acesso à alimentação".