Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Quarta - 02 de Dezembro de 2015 às 09:55
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 A Secretaria de Assistência Social de Várzea Grande realizou cadastramento de 800 usuários do Restaurante Popular, estabelecimento que oferece refeições balanceadas a preços acessíveis à população. O objetivo foi levantar quantos usuários do estabelecimento se enquadram no perfil socioeconômico, de insegurança alimentar ou nutricional, que faz parte do Programa do Governo Federal Fome Zero. E a partir desta terça-feira (01-12), às 10hs, uma equipe de fiscais do órgão estará no Restaurante Popular com a lista dos cadastrados inseridos nessa categoria. Eles pagarão R$ 3,00 pelo bandejão, enquanto o valor cobrado aos demais frequentadores será de R$ 6,00.

Como explica a fiscal de Contratos e Convênios da secretaria, Dulcelina S. F. Lima Silva, essas iniciativas são imprescindíveis para a manutenção dos serviços do Restaurante Popular, que atende grande faixa de pessoas em situação de vulnerabilidade social e que seguem critérios.  

"O Restaurante Popular é terceirizado, mas administrado pela Secretaria de Assistência Social de Várzea Grande. O contrato foi feito entre o município, representado pela secretaria, e o Buffet Wilma Lacerda. Enquanto fiscal desse contrato, cabe à Pasta saber se as cláusulas contratuais estão sendo cumpridas de acordo com aquilo que foi compactuado. Isso inclui cardápio, com arroz, feijão, duas guarnições, salada, suco e carne vermelha ou de frango, além de água mineral. Também fiscalizamos normas de segurança alimentar e limpeza do próprio ambiente", explicou a técnica.

Ela disse que a contrapartida do governo federal é com referência à construção do prédio do restaurante, mais utensílios de cozinha (fogão, panela e outros equipamentos). A manutenção do prédio (luz, água, encargos) e o subsídio da alimentação (50%) disponibilizada no Restaurante Popular são de responsabilidade do município e os outros 50% dos usuários.  "A intenção da prefeita Lucimar Campos é fazer com que esse estabelecimento seja mantido com recursos próprios e cumprindo os requisitos do programa federal. As providências adotadas evitam seu fechamento e consequente prejuízo de centenas de pessoas que têm ali sua única fonte alimentar, a baixo custo", citou.

Dulcelina Lima ainda adiantou que a intenção da secretária de Assistência Social, Kathe Maria K. Martins, é implantar a catraca eletrônica no Restaurante Popular a partir de 2016. Cada usuário terá assim seu cartão magnético. "A secretária adiantou que este projeto será anexado ao Plano de Ação da Secretaria para 2016, que é feito agora, em dezembro. Isto viria facilitar em muito o trabalho dos funcionários, reduzindo filas e tempo de atendimento para o usuário ter acesso à alimentação". 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/4608/visualizar/