Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ECONOMIA
Sábado - 09 de Abril de 2022 às 22:14
Por: Redação TA c/ Desenvolve MT

    Imprimir


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Cuiabá completou nessa sexta-feira (08.04) 303 anos conquistando corações: mesmo aqueles que não são da capital mato-grossense possuem um amor pela cidade. Mariana Spadacio, de 34 anos, é um exemplo. Nascida no Acre, Mariana chegou em Cuiabá com seis meses de vida, onde permaneceu até os 18 anos. Treze anos depois, escolheu a capital para realizar o sonho de abrir o seu próprio negócio.

Mariana e seu esposo Murilo são proprietários, há três anos, de uma franquina da Casa Bauducco, localizada no Shopping Pantanal, em Cuiabá. Segundo ela, o negócio surgiu daquilo que eles mais gostavam de fazer.

“Vivíamos em aeroporto por conta do nosso namoro à distância e sempre frequentávamos uma Casa Bauducco. Então surgiu a ideia de traze-la para Cuiabá. Os valores da marca eram bem parecidos com os nossos: receber a família em um ambiente aconchegante enquanto saboreamos um café delicioso e uma fatia de panetone quentinha”, conta Mariana.

Para a realização do sonho, Mariana contou com ajuda da DesenvolveMT, por meio das ofertas de linhas de crédito e taxas de juros abaixo do mercado. Ao todo, são mais de nove opções disponíveis para o empreendedor de Cuiabá.

Para o casal, o crédito obtido com a agência foi de extrema importância para a manutenção dos empregos e dos fornecedores durante a pandemia, pois eles já estavam investindo suas economias na reforma do estabelecimento.

“O apoio foi importante para continuarmos nosso sonho. Me sinto realizada de empreender em uma cidade que sempre me acolheu muito bem e que tem um potencial enorme de crescimento. Aqui realizei meus sonhos profissionais e é onde quero e tenho certeza de que vou realizar ainda mais”, acrescenta Mariana.

Cuiabá, terra do empreendedorismo

Os pequenos negócios são parte importante do empreendedorismo e, em Cuiabá, tem sido registrado crescimento na formalização de microempreendedor individual (MEI). Em 2021, foram 13.247 novas empresas formalizadas, enquanto em 2020 foram 12.780, segundo a Junta Comercial do Estado de Mato Grosso (Jucemat). Em todo o Mato Grosso esse número é ainda maior.

“A abertura de MEIs no Estado bateu o recorde. Durante a pandemia, nossa missão foi ofertar capital de giro e financiar outros itens para pessoas jurídicas, contribuindo para a formalização de empresas e geração de empregos formais”, conta Jair Marques, presidente da Desenvolve MT.

No ano passado, mais de R$7 milhões foram liberados em linhas de crédito para os empreendedores somente de Cuiabá. É o caso da Brous Brownie, uma empresa que começou pequena com a microempreendedora cuiabana Thathyanna Costa, 33 anos.

Valquíria, Thathyanna e Lucyanna Costa, empreendedoras da Brous Brownie
Créditos: Divulgação

Para custear uma viagem, ela começou a fazer brownies para vender. As vendas se tornaram um sucesso em pouco tempo e a mãe, que vendia roupas, também passou a se dedicar à produção dos brownies.

De acordo com Thathyanna, no início, quando a venda era diretamente para o consumidor, os brownies eram produzidos de forma artesanal, em um pequeno forno. Com o aumento das vendas, principalmente para revenda, foi necessário investir em uma cozinha maior.

Com a expansão, o negócio se tornou microempresa (ME). Atualmente a loja conta com mais de 50 pontos de venda do produto, e toda a família passou a integrar o negócio. Thathyanna fica à frente da parte administrativa, comercial e de marketing, enquanto sua irmã Lucyanna e sua mãe, Valquíria, realizam a parte operacional da produção. O padrasto é o responsável pelas entregas.

Produtos vendidos pela micro empresa Brous Brownie.
Créditos: Divulgação

“Com o crédito da Desenvolve MT, vamos conseguir comprar uma das máquinas para a nossa nova cozinha, que nos possibilitará atendermos com o dobro da capacidade de entrega”, acrescenta Thathyanna.

Para ela, a cidade e as empresas genuinamente cuiabanas possuem muito potencial para crescer e evoluir, desde que seja com planejamento, perseverança e muito trabalho.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/46133/visualizar/