Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Quinta - 26 de Novembro de 2015 às 11:39
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Desde que foi retomado pela Prefeitura de Cuiabá, em março deste ano, o Programa Consultório na Rua, já realizou 10.499 atendimentos até o último mês de outubro. O programa é uma iniciativa do governo federal, executado pela Secretaria Municipal de Saúde e atende pessoas em situação de rua, independente de serem usuários de álcool ou drogas. Atualmente as atividades do programa estão sendo realizadas em cinco regiões da capital - nos bairros do Porto e Jardim Leblon, na região da rodoviária, Praça Alencastro e Casarão, ao lado do Morro da Luz, na chamada Ilha da Banana -, e a expectativa é de no ano que vem seja criada mais uma equipe na modalidade II, ampliando a atuação do programa.

A responsável pelas ações do Consultório na Rua, a assistente social Vera Lúcia Ferreira da Silva, conta como são feitas as abordagens, de caráter solidário e sociável, além de discreta.  “O trabalho começa com um primeiro contato, feito pelo “redutor de danos” visando garantir a atenção, a defesa e a proteção às pessoas em situação de risco pessoal e social. Esse primeiro contato também aproxima as equipes dos valores, modos de vida e cultura das pessoas em situação de rua”, explica.

Somente se a pessoa em situação de rua manifestar interesse recebe o atendimento que envolve os demais profissionais assim como as atividades de aferição de pressão, teste de glicemia, curativos e distribuição de alguns medicamentos básicos com prescrição médica, preservativo feminino e masculino, Kit de higiene bucal e orientação referente à saúde. “Também são realizados exames clínicos e, nos casos de dependentes químicos, se a pessoa desejar, é encaminhado para a Secretaria de Assistência Social, que referencia para os devidos tratamentos”, explica Vera Lúcia.

A assistente social lembra que essas pessoas se encontram em extrema vulnerabilidade. Então, os Consultórios na Rua lidam com os diferentes problemas e necessidades de saúde da população em situação de rua, desenvolvendo ações compartilhadas e integradas também com as equipes dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), dos serviços de Urgência e Emergência e de outros pontos de atenção, de acordo com a necessidade do usuário, minimizando os danos  às pessoas que vivem em situação de rua correndo riscos.

No momento o programa conta com uma equipe multidisciplinar, composta por oito profissionais sendo eles uma médica, enfermeira, assistente social, psicóloga, técnica bucal, técnica de enfermagem, redutor de danos e motorista.

As ações são realizadas de segunda a sexta-feira, com horários alternativos, dependendo da necessidade do local da abordagem. “Assim, a continuidade do trabalho depende da necessidade do momento. Se houver necessidade de permanecermos num determinado local até finalizar os atendimentos e estabelecermos uma rotina e um vinculo com as pessoas atendidas, fazemos isso”, explicou Vera Lucia.

Até setembro deste ano, a equipe do Consultório na Rua já havia cadastrado 845 pessoas em situação de rua na capital. “Os números variam muito já que as pessoas migram de uma região para outra e muitas vezes utilizam nomes diferentes a cada abordagem, daí a importância do estabelecimento de vínculos”, explicou a assistente social.

O Consultório Na Rua é ligado diretamente a Rede de Atenção Básica, por isso, no mês de dezembro cumprirá o Calendário das Unidades Básicas de Saúde da Secretaria Municipal.

Programa

O Consultório na Rua é um programa do Governo Federal em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá. O Ministério da Saúde repassa mensalmente R$ 35,2 mil para ajuda de custeio. Assim  a Equipe  do Programa Consultório na Rua desenvolve suas ações.

Desde que foram retomadas, as ações da equipe CR, um mapeamento prévio da cidade aponta que há uma necessidade de que se tenha pelo menos quatro equipes atuando na capital, sendo uma em cada região.

 “A segunda equipe já esta sendo formada, estamos só aguardando a aprovação do Ministério da Saúde. A previsão é de que até junho de 2016 essa segunda equipe já esteja atuando”, destacou Vera Lucia.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/4703/visualizar/