Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Terça - 17 de Novembro de 2015 às 14:08
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza nesse sábado (21), das 08 às 17 horas, o Dia "D" da Campanha Vacinal Antirrábica. Serão vacinados cães e gatos com idade acima de três meses.  A Campanha acontece em 30 postos fixos de vacinação distribuídos pela cidade, além da sede do Centro de Controle de Zoonoses, clínicas veterinárias e pets shops. A Campanha de vacinação foi dividida em duas etapas: a primeira dia 21 de novembro e a segunda no dia 28 de novembro (sábado), com a mesma logística de trabalho. A meta para o município de Várzea Grande é de vacinar aproximadamente 45.000 animais, sendo 35.000 cães e 10.000 gatos.

O superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, Juliano Melo explica que a vacinação rural já está sendo feita, através de ações de casa a casa, ou seja, os agentes de saúde passam de residência em residência vacinando o maior número de caninos e felinos presentes nas localidades contempladas.

Já em relação à vacinação dentro da Zona Urbana, como de costume, será realizada por meio de postos fixos. “Para que seu animal seja vacinado, os donos devem procurar os postos mais próximos de sua residência. Vale ressaltar que a vacina é o meio mais eficaz e seguro, não tendo nenhuma contraindicação”, destacou Juliano. As vacinas serão aplicados por via subcutânea, 1ml da substância, sendo posteriormente entregue aos donos dos animais os comprovantes de vacinação.

Os profissionais de saúde, médicos veterinários e biólogos, também prestarão orientações, esclarecendo dúvidas da população sobre a vacina, intensificando as ações preventivas e educativas referente à raiva e outras zoonoses. “É importante vacinar animais de estimação para auxiliar o combate ao vírus rábico, transmitido ao homem por meio da saliva do animal infectado”, completou Juliano.

Os locais de vacinação dos setores I e II para o dia 21 de novembro são os seguintes:

Setor I:  Escola Estadual Manoel Gomes, Escola Municipal Apolônio Frutuoso Silva, Igreja Sagrado Coração Coração de Jesus, Centro Comunitário Ponte Nova, Escola Estadual Emanuel Pinheiro, Escola Estadual Júlio Müller, Escola Municipal Ana Rosa da Silva, Escola Estadual Salim Nadaf, Escola Estadual Honório Amorim, Escola Estadual Heróclito Leôncio Monteiro, Escola Estadual José Mendes Martins, Escola Estadual Sarita Baracat, Agropecuária Arpeijo, Igreja São Francisco, Centro Comunitário Santa Clara, Centro Comunitário Santa Luzia, Sorveteria ao lado do Bar do Luizão

Setor II: Escola Estadual Gonçalo Botelho de Campos, Escola Estadual Miguel Baracat, Escola Estadual Elmaz Gattas Monteiro, Escola Municipal Davi Mayer, Escola Municipal Ruth Martins, Escola Faustino Antonio da Silva, Escola Municipal Air Ador, Escola Municipal Jayme Veríssimo de Campos.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/4913/visualizar/