Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Segunda - 16 de Novembro de 2015 às 10:00
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 A prefeitura municipal de Várzea Grande garantiu às reitorias da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) a infraestrutura e logística necessárias no que compete à Administração Pública em executar os encargos acordados na fase de implantação das universidades em Várzea Grande, cujo ano letivo tem início em 2016.

A prefeita Lucimar Sacre de Campos, em reunião com a secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Luzia Helena Trovo, da reitora da UFMT, Maria Lúcia Neder, da diretora geral do campus do IFMT em Várzea Grande, Sandra Lima, esclareceu que as atribuições inerentes ao Executivo serão cumpridas, principalmente, no que diz respeito ao fornecimento de água, por meio do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE).

“A implantação das universidades é o primeiro passo para o grande desenvolvimento da região do Chapéu do Sol, que vai agregar também o Parque Tecnológico, campus da Unemat e outros empreendimentos residenciais. Toda essa ação vai permitir que o Município tenha ganhos no desenvolvimento tecnológico, conhecimento e pesquisa”.

A secretária de Estado, Luzia Trovo, disse que o Estado tem o compromisso de fornecer toda a infraestrutura necessária na efetivação do Parque Tecnológico e de um campus da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Já quanto essa estrutura montada para abrigar as universidades, as parcerias entre as instituições estão estabelecidas. “As universidades são o início de tudo. A partir de agora, com os trabalhos voltados para a implantação do Parque Tecnológico, o complexo de ensino e pesquisa se completa em Várzea Grande”.

A diretora geral do IFMT, Sandra Lima, anunciou que o Instituto já funciona com cinco cursos e abriga 265 alunos. Para 2016 a perspectivas é ampliar para 625 alunos em cursos técnicos de capacitação. A UFMT vai abrigar outros 300 estudantes inicialmente.

Participaram também da reunião o secretário de Governo, Juarez Toledo Pizza, o diretor-presidente do DAE, Eduardo Vizotto, a Pró-reitora da UFMT de Planejamento, Elisabeth Mendonça, o diretor administrativo do IFMT, Renan Polizeu e o empresário Juarez Ductievicz.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/4948/visualizar/